Abraão Vicente garante que não há pesca ilegal em Cabo Verde

PorSheilla Ribeiro,8 fev 2023 14:05

O ministro do Mar, Abraão Vicente garantiu hoje que não há nenhum barco a pescar de forma ilegal em Cabo Verde e avançou que apenas este ano, o governo já assinou 56 licenças.

Abrão Vicente fez esta afirmação, após a oposição pedir para mostrar, no parlamento, um registo sonoro onde o governante fala da intenção do governo em avançar com a assinatura de acordos com países como Japão, China e EUA, países da África e da América, cujos navios pescam sem autorização.

“Hoje foi dada na rádio, a ideia de que há mais de 200 barcos a pescar de forma ilegal em Cabo Verde, não corresponde a verdade. Todos os dados que temos do nosso centro de fiscalização diz claramente. No ano passado, eu assinei, pessoalmente, 70 licenças. 18 para Japan Tuna, 11 para Senegal, 34 para UE e o resto é residual. Este ano, já temos 56 licenças assinadas e não temos nenhum registo, neste momento, de barcos que fazem pesca ilegal”, garantiu.

Segundo o ministro, a ideia do governo é reforçar a cooperação com países como Mauritânia e Senegal.

“Vamos ter uma reunião no dia 13 de Março em Senegal em que passamos a presidência da Comissão Regional de Pesca para o Senegal e o nosso objectivo é criar um bloco africano para termos a capacidade de pescar mais e reforçar a nossa capacidade de pesca na nossa sub-região”, disse.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,8 fev 2023 14:05

Editado porAndre Amaral  em  30 out 2023 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.