“Estamos preparados para continuar a governar”, garante Ulisses C. Silva

PorAndré Amaral*,30 mai 2023 11:29

A XIII Convenção Nacional do Movimento para a Democracia (MpD) foi realizada no último final de semana, na Assembleia Nacional, com o objectivo de definir a nova liderança e fortalecer a estrutura partidária. O evento contou com a presença de centenas de membros do partido, além de simpatizantes.

No discurso de encerramento da XIII Convenção Nacional do MpD, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o partido saiu da convenção mais “empenhado e forte” para vencer as autárquicas de 2024 e as legislativas de 2026.

“Tudo isto é motivo do reforço da nossa acção política, a nível nacional, regional, local e na diáspora”, defendeu Ulisses Correia e Silva.

“Estamos preparados para continuar a governar Cabo Verde e a realizar compromissos com os cabo-verdianos. Empenhados em conseguir as grandes vitórias, autárquicas 2024, legislativas 2026 e apoiar um candidato a Presidente da República vencedor”, apontou Ulisses Correia Silva.

O presidente do partido prosseguiu, no seu discurso, observando que a sociedade cabo-verdiana não é a mesma, em termos de exigência, em termos de escrutínio dos políticos e de exigências de respostas. Mas o contexto do mundo actual exige que o MpD esteja sintonizado com “mudanças e dinâmicas” de mudança.

“O mundo de hoje não é o mundo de 1990, nem Cabo Verde o é, pois há alterações significativas, em vários domínios, por isso, actualmente exigem-se mudanças”, acrescentou.

O também primeiro-ministro acrescentou que o partido político não serve só para combates políticos e para as eleições, mas é um instrumento de transformação quando colocado ao serviço de desenvolvimento com sentido de futuro e não apenas orientado para ciclos eleitorais.

E é com este entendimento que o presidente do partido informou que o MpD vai lançar e liderar debates internos e alargados à sociedade sob temas de relevância para o desenvolvimento do País.

“Mobilizar os cabo-verdianos para um pensamento estratégico e convergente sobre as alavancas da modernização do País, envolvendo, sobretudo, os jovens para o desenvolvimento para o futuro”, assegurou a mesma fonte.

Órgãos Directivos

Durante a convenção, foram eleitos os membros da Mesa da Direcção Nacional, responsáveis por conduzir os trabalhos do partido nos próximos anos. Paulo Jorge Lopes dos Santos foi escolhido como o novo Presidente da Mesa sendo secundado por Mircea Delgado que assumiu o cargo de 1ª Vice-Presidente, seguida por António Aleixo Martins como 2º Vice-Presidente. Janecy Ribeiro Lopes e Flávio Emiter Rodrigues Lima completam a Mesa como 1ª Secretária e 2º Secretário, respectivamente.

Um dos destaques da convenção foi a eleição do Conselho Jurisdição.

Keita Monteiro, Ethel Rodrigues, Elsa Rodrigues, Billy Balton Brito, Máxima Moreno, Dilma Silva e António Pedro Rodrigues foram eleitos para compor o Conselho Jurisdição, sendo responsáveis por velar pelo cumprimento das disposições constitucionais, legais, estatutárias e regulamentares dentro do MpD.

A Comissão Política Nacional, que exerce a direcção política executiva e representa o órgão máximo do partido entre as reuniões da Direcção Nacional, também foi constituída durante a convenção.

Ulisses Correia e Silva assumiu a presidência do MpD, após as eleições. Luís Carlos Silva foi novamente eleito como Secretário-Geral do partido, enquanto Paulo Veiga se mantém na liderança do Grupo Parlamentar do partido.

Além disso, Fernando Elísio Freire, Janine Lélis, Olavo Correia e Luís Filipe Tavares continuam como Vice-Presidentes.

A ‘nova’ liderança do MpD expressou a sua gratidão aos membros e apoiantes presentes na convenção, enfatizando o compromisso em fortalecer o partido e trabalhar em prol do desenvolvimento do país. Os líderes destacaram a importância de uma estrutura partidária sólida para alcançar os objectivos e desafios futuros.

Moção de Estratégia aprovada por unanimidade

A Moção de Estratégia que Ulisses Correia e Silva apresentou durante a Convenção acabou por ser aprovada por todos os delegados presentes no evento.

Segundo Vanusa Barbosa, porta-voz desta Convenção, a Moção vai criar mais espaços para jovens e mulheres na vida política.

As linhas orientadoras apresentadas nesta Moção de Estratégia, defendeu Vanusa Barbosa em declarações à comunicação social, têm a ver com a participação dos jovens e das mulheres na vida política, abrindo espaços para que “tenhamos cada vez mais jovens e mulheres” a participarem na política.

*com Inforpress

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1122 de 31 de Maio de 2023.

Autoria:André Amaral*,30 mai 2023 11:29

Editado porClaudia Sofia Mota  em  23 fev 2024 23:28