Governo mostra-se comprometido em promover crescimento económico e estabilidade dos preços – MpD

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,30 out 2023 11:37

O líder da bancada parlamentar do MpD afirmou hoje que o Governo se tem mostrado comprometido em buscar soluções que garantam o equilíbrio entre o crescimento económico e a estabilidade dos preços.

Paulo Veiga fez a afirmação durante a sua intervenção na abertura do debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre as políticas de rendimento e preços, realçando que a sua bancada parlamentar está “satisfeita” com as medidas que o Governo suportado pelo MpD tem implementado, visando garantir “o maior equilíbrio e justiça social”.

“Dentro das várias medidas adoptadas, destacamos a implementação de políticas viradas para a promoção da justiça social e a redução das desigualdades no nosso país. Um dos maiores desafios enfrentados por qualquer Governo é a garantia de uma distribuição mais equitativa da renda”, afirmou.

Nesse sentido, indicou, o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva se tem empenhado em criar um “ambiente favorável” para o crescimento económico sustentável, ao mesmo tempo que busca assegurar que os benefícios desse crescimento sejam compartilhados por todos os cabo-verdianos.

Ressaltou que todas essas acções têm sido implementadas de maneira “responsável e sustentável”, levando em conta as particularidades da economia e as limitações de recursos, acrescentando que o Governo se tem mostrado comprometido em buscar soluções que garantam um equilíbrio entre o crescimento económico e a estabilidade dos preços, evitando assim o impacto negativo da inflação sobre a população.

“Nos últimos anos, têm sido registados vários ganhos em termos de proteção social, tendo aumentado as transferências às famílias diretas e indiretas em mais de 100 % entre 2016 e 2023”, disse, lembrando que a sede do Acordo de Concertação Estratégica, a política de rendimento está comprometida com a protecção de salário e com a competitividade do país.

Afirmou que o Orçamento do Estado para 2024 prevê um conjunto de medidas e políticas com “impacto positivo” nas várias áreas e vida dos cabo-verdianos, afiançado que o Governo continuará a implementar as medidas estruturais a nível do acesso à educação, saúde, casa própria, tarifa social e água e energia e do rendimento social de inclusão.

Paulo Veiga parabenizou neste sentido o Governo pelo “esforço e medidas responsáveis e eficazes” para fazer face aos efeitos das crises e a guerra na Ucrânia, garantindo assim o poder de compra da população e evitando os efeitos danosos de uma inflação descontrolada.

“As medidas de políticas de rendimento e preços adoptadas pelo Governo merecem nosso reconhecimento e apoio. Estamos testemunhando um esforço sincero e determinado para promover uma distribuição mais equitativa da renda e garantir a estabilidade económica em Cape Verde”, declarou.

O líder da bancada parlamentar do MpD criticou, no entanto, que apesar de todos esses esforços e conquistas, a oposição, “sem trazer qualquer proposta, sugestão, contributo e, muito menos, reconhecimento ou encorajamento”, insiste em repetir que estas medidas não são suficientes ou adequadas.

O deputado considerou ainda ser essencial que todos os partidos políticos estejam unidos em prol do bem comum, colocando os interesses do povo cabo-verdiano em primeiro lugar, reconhecer, valorizar o trabalho árduo e comprometido do Governo, que por sua vez, tem buscado, incessantemente, garantir uma distribuição mais equitativa da renda e controlar a inflação.

“Entretanto, sabemos que ainda há muito a ser feito. É fundamental que continuemos a trabalhar juntos, em busca de soluções inovadoras e eficazes para os desafios que enfrentamos. Acredito firmemente com a liderança e o comprometimento do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e desta maioria parlamentar que suporta o Governo, somos capazes de construir um futuro melhor para todos os cabo-verdianos”, declarou.

Reafirmou, por outro lado, o apoio incondicional da sua bancada ao Governo o firme compromisso do MpD em continuar a lutar por políticas que beneficiem a todos os cidadãos cabo-verdianos. Juntos podemos construir um futuro melhor, com uma sociedade mais justa e igualitária.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,30 out 2023 11:37

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.