Afirmação feita pelo deputado David Gomes durante o balanço à imprensa das jornadas parlamentares.
“A partir de 2016, registamos uma grande dinâmica na infraestruturação do país, impulsionada sobretudo através do PRRA, que tem promovido investimentos públicos na requalificação urbana e ambiental, tornando-as mais saudáveis e atrativas,” defendeu.
Conforme argumentou, através do PRRA foi possível o desencravamento e acessibilidade de localidades com grande potencial económico, beneficiando sectores como agropecuária, pescas e turismo.
O deputado referiu-se ainda à reabilitação de casas de famílias desfavorecidas, melhorias no acesso à água e saneamento, e a recuperação de patrimónios históricos, culturais e religiosos.
“Foram investidos 1,2 milhões de contos em contratos programa para a requalificação urbana e acessibilidades, entre 2017 e 2023, através do PRRA,” acrescentou.
Além disso, mencionou a reabilitação de 3.602 casas, com um investimento de 881 mil contos no período de 2017 a 2021, e a transferência de 2.229 casas da Classe A do “Programa Casa para Todos” para as Câmaras Municipais.
David Gomes destacou ainda investimentos em infraestrutura desportiva, com 242 mil contos aplicados na construção e reabilitação de campos relvados, polidesportivos e placas desportivas.
Quanto aos investimentos em desencravamento de localidade cin grande potencialidade agro-silvo-pastoril e na dinamização do turismo, Gomes citou a construção de diversas estradas estratégicas.
“Podemos destacar a construção da estrada para Ribeira dos Picos em Santa Cruz, a estrada Palha Carga/Entre Picos de Reda em Santa Catarina, e a asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas em São Vicente, entre outras,” indicou.
Relativamente à agricultura, o MpD salientou o programa ambicioso de mobilização de água para a agricultura, previsto para 2021-2030, que inclui a dessalinização de água do mar utilizando energias renováveis.
“Este projecto, em curso na localidade de Achada Baleia no concelho de São Domingos e em Achada Ponta no concelho de Santa Cruz, irá beneficiar os agricultores de Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, e contemplará outras ilhas do país,” explicou.
De referir que a sessão plenária de Junho decorre de 12 a 14, marcado pelo debate com a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação e perguntas dos deputados ao ministro da Agricultura e Ambiente.
Na sessão está ainda prevista a aprovação da segunda deliberação da proposta de lei que aprova o Código de Justiça Militar, entre outros.