PM afirma que acção climática é determinante para desenvolvimento sustentável do país

PorSheilla Ribeiro,13 dez 2023 11:58

1

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje a urgência de considerar a acção climática como um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável do país. Defendendo que a preservação do meio ambiente deve ser abraçada como um compromisso nacional a longo prazo, o líder enfatizou a importância de medidas concretas para enfrentar os desafios ambientais e impulsionar o futuro resiliente de Cabo Verde.

O Primeiro-ministro discursava no Parlamento, durante o debate “Alterações Climáticas- A contribuição de Cabo Verde”.

Na ocasião, o governante aplaudiu o acordo alcançado durante a COP 28, que visa abandonar os combustíveis fósseis e acelerar a ação climática.

Também ressaltou a importância de pensar globalmente a longo prazo e agir localmente agora e referiu que apesar da contribuição quase insignificante de Cabo Verde para o aquecimento global, o país está entre os mais vulneráveis, ocupando a 11.ª posição no mundo em termos de risco de desastres.

Correia e Silva apontou os maiores riscos e ameaças previstos para Cabo Verde até 2100, incluindo redução da precipitação, aumento da probabilidade de chuvas intensas, aumento da temperatura média anual e elevação do nível do mar.

Diante desses desafios, o governo incluiu a acção climática como uma das maiores prioridades do programa nacional.

Aliás, destacou que o país estabeleceu algumas metas, visando reduzir as emissões em 38% até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica em 2050.

Nesse sentido, considerou que houve avanços significativos no financiamento climático e ambiental, incluindo acordos com o governo português e organismos internacionais e reforçou a importância de consolidar a governança climática para mobilizar financiamento e promover ações eficazes.

“A acção climática é uma determinante para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e deve ser assumida como um desígnio nacional de longo prazo. Pensar global, a longo prazo e agir localmente agora. É isso que temos feito, é isso que temos que continuar a fazer”, finalizou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,13 dez 2023 11:58

Editado porSara Almeida  em  28 abr 2024 23:28

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.