​PAICV quer devolver a São Lourenço dos Órgãos a “centralidade que teve no passado”

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,18 ago 2024 15:18

O líder do PAICV, Rui Semedo, disse hoje que o partido quer recuperar a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos para poder devolver a este município santiaguense a centralidade que teve no passado.

Rui Semedo falava à imprensa, à margem da apresentação pública dos candidatos do PAICV à presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, respectivamente, Euclides Cabral e Lúcia Garcia, ambos professores de carreira.

“A nossa aposta é no aproveitamento dos recursos humanos, materiais e culturais para que possamos dar uma maior dinâmica ao desenvolvimento deste município (…), que outrora foi referência a nível de formação, na criação de animais e com uma das maiores feiras a nível da ilha de Santiago”, declarou.

Acrescentou ainda que São Lourenço dos Órgãos tinha um dos centros mais importantes na investigação científica no domínio das variedades de plantas, no combate às pragas e transmissão de conhecimento.

Situações, que segundo ele, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) quer reverter caso vença as eleições autárquicas deste ano nesse concelho, que liderou de 2005 a 2016, sendo que de 2005 a 2008 como comissão instaladora.

“O desafio é recuperar esta centralidade que São Lourenço dos Órgãos teve no passado e ser um concelho importante no contexto da ilha e do País”, disse Semedo, acrescentando a agricultura, a pecuária e os quadros laurentinos como importantes para o desenvolvimento desse município “essencialmente agrícola”.

“A missão mais importante de um presidente de câmara municipal é ser capaz de aproveitar os recursos e as potencialidades existentes, as vontades do município para colocá-lo no processo de transformação e desenvolvimento do município”, defendeu.

Se tal acontecer, garantiu que vai estar a melhorar a qualidade de vida do seu munícipe e população, combater a pobreza e promover a educação e o bem-estar.

Na mesma linha, o candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Euclides Cabral, reafirmou que quer recuperar a autarquia para o partido e traçar “um novo rumo” para este município santiaguense.

No entender do também membro da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte e primeiro secretário do partido em São Lourenço dos Órgãos é possível traçar “um novo rumo” se se aproveitarem as potencialidades e infra-estruras existentes no município.

Euclides Cabral também notou que em São Lourenço dos Órgãos há “áreas que merecem ser tratadas de uma outra forma”, como recursos humanos, turismo, infra-estruturação, educação, formação, emprego, cultura, ciência, agricultura e pecuária, áreas que, assegurou, vão ser prioritárias na sua plataforma eleitoral.

Daí que, segundo ele, caso for eleito, quer organizar a cidade de João Teves e contar com todos para uma governação participativa e inclusiva, com foco no desenvolvimento desse município santiaguense.

O acto de apresentação pública dos candidatos aos militantes, amigos e simpatizantes do PAICV, que teve lugar na Escola Secundária Luciano Garcia, em João Teves, contou ainda com a presença de dirigentes do partido a nível concelhia, regional e nacional.

Em São Lourenço dos Órgãos, o actual presidente da câmara municipal, Carlos Vasconcelos, vai concorrer por mais um mandato na lista do Movimento para a Democracia (MpD).

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,18 ago 2024 15:18

Editado porFretson Rocha  em  16 set 2024 17:21