ANMCV: Fábio Vieira quer autarquias "mais preparadas" para enfrentar desafios complexos

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,16 jul 2025 13:02

O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) defende a necessidade de preparar as autarquias para enfrentar os desafios cada vez mais complexos provocados pelas rápidas transformações da sociedade. Posição manifestada por Fábio Vieira, na abertura do Encontro Estratégico de Liderança Municipal, que arrancou hoje em São Vicente.

Vieira sublinha que, num contexto de rápidas mudanças, é preciso preparar as autarquias para que possam responder a desafios complexos, desde a gestão sustentável dos recursos até à modernização dos serviços públicos.

“É nas autarquias locais que hoje continuamos a materializar os ideais de justiça, equidade e progresso que nortearam os fundadores da nossa nação. Por isso, apelo a que este encontro seja não só um espaço de debate, mas também de ação concertada. E que daqui saiamos com estratégias claras, projetos concretos e uma determinação renovada para enfrentar os desafios da próxima década. A Associação Nacional dos Municípios está comprometida em ser a voz unificada das autarquias, trabalhando em parceria com o Governo, a sociedade civil e os nossos aliados internacionais, como as Nações Unidas. A formação das lideranças locais é fundamental para uma gestão municipal eficiente, transparente e inovadora, especialmente num contexto de crescente complexidade das políticas públicas e exigências dos cidadãos.

O também presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros considera que a “ANMCV é a peça-chave para assegurar que os municípios estejam preparados para os desafios do futuro”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, destaca o municipalismo como uma das maiores conquistas da democracia e da liberdade em Cabo Verde.

“Uma grande vitória da democracia e da liberdade, e o empoderamento dos eleitos é cada vez mais uma necessidade para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho. Um trabalho árduo e difícil porque conhecemos as necessidades, as dificuldades, as impotências que enfrentamos e a vontade de resolver e não poder fazê-lo. Nesse sentido, consideramos que a Associação Nacional dos Municípios, como instituição-mãe de todos os municípios, tem uma grande responsabilidade. A tarefa das câmaras e das assembleias municipais é enorme. Visitamos diariamente a população, contactamos as pessoas e sabemos das dificuldades e de como, muitas vezes, os recursos não estão nas nossas mãos e são escassos. Estarmos juntos e próximos permitirá, certamente, partilhar experiências, objectivos e encontrar melhores soluções”, refere.

David Matern, representante residente do PNUD, UNFPA e UNICEF, reiterou o compromisso das Nações Unidas com o desenvolvimento local em Cabo Verde.Matern sublinhou que uma liderança eficaz é crucial para o progresso dos municípios.

“Porém, é sabido que liderar e gerir um município envolve lidar com diversos desafios, nomeadamente gerir recursos limitados, atender às demandas variadas da população, conciliar interesses conflitantes, adaptar-se a um ambiente em constante mudança e manter a accountability e a ética na gestão. Daí a importância deste Encontro Estratégico de Liderança Municipal, que certamente permitirá aos eleitos municipais aprimorar e adquirir habilidades de gestão, comunicação, negociação e capacidade de mobilização das comunidades”, assegurou.

O Encontro Estratégico de Liderança Municipal é destinado a presidentes de câmaras e de assembleias municipais, no quadro da implementação do Programa Conjunto para o Desenvolvimento Local.

Durante os três dias de trabalho, estarão em análise sessões com foco nas responsabilidades institucionais dos eleitos municipais, na promoção da governação inclusiva e na integração de políticas transversais, como os direitos humanos, a igualdade de género e a protecção da criança e do adolescente nos Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,16 jul 2025 13:02

Editado porSara Almeida  em  17 jul 2025 7:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.