Vieira sublinha que, num contexto de rápidas mudanças, é preciso preparar as autarquias para que possam responder a desafios complexos, desde a gestão sustentável dos recursos até à modernização dos serviços públicos.
“É nas autarquias locais que hoje continuamos a materializar os ideais de justiça, equidade e progresso que nortearam os fundadores da nossa nação. Por isso, apelo a que este encontro seja não só um espaço de debate, mas também de ação concertada. E que daqui saiamos com estratégias claras, projetos concretos e uma determinação renovada para enfrentar os desafios da próxima década. A Associação Nacional dos Municípios está comprometida em ser a voz unificada das autarquias, trabalhando em parceria com o Governo, a sociedade civil e os nossos aliados internacionais, como as Nações Unidas. A formação das lideranças locais é fundamental para uma gestão municipal eficiente, transparente e inovadora, especialmente num contexto de crescente complexidade das políticas públicas e exigências dos cidadãos.
O também presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros considera que a “ANMCV é a peça-chave para assegurar que os municípios estejam preparados para os desafios do futuro”.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, destaca o municipalismo como uma das maiores conquistas da democracia e da liberdade em Cabo Verde.
“Uma grande vitória da democracia e da liberdade, e o empoderamento dos eleitos é cada vez mais uma necessidade para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho. Um trabalho árduo e difícil porque conhecemos as necessidades, as dificuldades, as impotências que enfrentamos e a vontade de resolver e não poder fazê-lo. Nesse sentido, consideramos que a Associação Nacional dos Municípios, como instituição-mãe de todos os municípios, tem uma grande responsabilidade. A tarefa das câmaras e das assembleias municipais é enorme. Visitamos diariamente a população, contactamos as pessoas e sabemos das dificuldades e de como, muitas vezes, os recursos não estão nas nossas mãos e são escassos. Estarmos juntos e próximos permitirá, certamente, partilhar experiências, objectivos e encontrar melhores soluções”, refere.
David Matern, representante residente do PNUD, UNFPA e UNICEF, reiterou o compromisso das Nações Unidas com o desenvolvimento local em Cabo Verde.Matern sublinhou que uma liderança eficaz é crucial para o progresso dos municípios.
“Porém, é sabido que liderar e gerir um município envolve lidar com diversos desafios, nomeadamente gerir recursos limitados, atender às demandas variadas da população, conciliar interesses conflitantes, adaptar-se a um ambiente em constante mudança e manter a accountability e a ética na gestão. Daí a importância deste Encontro Estratégico de Liderança Municipal, que certamente permitirá aos eleitos municipais aprimorar e adquirir habilidades de gestão, comunicação, negociação e capacidade de mobilização das comunidades”, assegurou.
O Encontro Estratégico de Liderança Municipal é destinado a presidentes de câmaras e de assembleias municipais, no quadro da implementação do Programa Conjunto para o Desenvolvimento Local.
Durante os três dias de trabalho, estarão em análise sessões com foco nas responsabilidades institucionais dos eleitos municipais, na promoção da governação inclusiva e na integração de políticas transversais, como os direitos humanos, a igualdade de género e a protecção da criança e do adolescente nos Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável.