Declarações feitas esta segunda-feira, ao presidir à abertura oficial da Ocean Week 2025.
“E quando dizemos referência em África é para ser, de facto referência em África, dos melhores. Segundo, posicionar Cabo Verde como um centro de desenvolvimento de competências no domínio da economia azul, formação técnica profissional, investigação de desenvolvimento e ensino superior. Em terceiro lugar, posicionar Cabo Verde como um centro de investigação oceânica e atmosférica regional no Atlântico”.
O chefe do executivo volta a sublinhar a importância estratégica do arquipélago na segurança marítima cooperativa, com destaque para a sua localização entre África, Europa e Américas e defende a necessidade de “boas alianças de longo prazo” para enfrentar ameaças como tráficos ilegais e crimes transnacionais.
“Queremos reforçar Cabo Verde como parceiro credível e útil na segurança cooperativa marítima”, assegura.
A oitava edição da Ocean Week 2025 decorre até sexta-feira e reune, em São Vicente, especialistas nacionais e internacionais, decisores políticos e organizações da sociedade civil em debates sobre governação dos oceanos, sustentabilidade e inovação na economia azul.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, lembra que os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, entre os quais se encontra Cabo Verde, continuam a enfrentar desafios e vulnerabilidades que dificultam o cumprimento dos seus objetivos económicos e sociais, apesar dos esforços em prol do desenvolvimento sustentável.
“Todos somos chamados a contribuir para mudar a insustentabilidade e promover padrões de consumo e de produção sustentáveis, protegendo os recursos naturais, a base económica e o desenvolvimento social. Enquanto país insular e arquipelágico, o oceano que nos rodeia representa um potencial para a transição de uma economia azul, inclusiva e garantir um futuro defensável, apostando em energias renováveis, na exploração justificável dos recursos inexplorados, no desenvolvimento económico com base nos oceanos e na criação de novos indicadores que respeitem os recursos naturais”, defende.
A conferência sobre Governança do Oceano marca esta terça-feira a abertura do ciclo de conferências Cabo Verde Ocean Week.
A programação da VIII edição da CVOW inclui ainda a realização das Blue Talks, do CineMar e de outras actividades culturais, desportivas e gastronómicas, além de incorporar a reunião dos Pontos Focais dos Assuntos do Mar da CPLP, a Feira Azul, liderada pela EMAR, e a Ocean Summit 2025, que acontece no dia 7 de Novembro.
homepage







