Artigos sobre Magnus Carlsen
A febre do London System
O Sistema Londres é caracterizado pela estrutura que aparece no diagrama abaixo. Surge após 1.d4; Bf4 ou 1.d4; Cf3 e Bf4. É um sistema que vem ganhando grande popularidade recentemente, cativando tanto jogadores amadores, como profissionais da elite mundial, tais como o próprio campeão do mundo, Magnus Carlsen, Gata Kamsky, Sergey Karjakin, (durante o campeonato do mundo de Blitz em 2016 no qual sagrou-se campeão) e outros tantos. Mas a principal razão da sua popularidade deve-se ao facto de Carlsen ter estado a jogar o London System constantemente nos últimos anos.
Restrição de viagens da China para Europa impede jogadores chineses de participar em torneios internacionais
O grande mestre chinês Wei Yi não está infectado pelo Coronavírus, mas, de acordo com o chessbase.com, as restrições de viagens da China para a Europa e vice-versa impediram que ele se deslocasse à capital da república Tcheca para participar no torneio principal do Festival de Xadrez de Praga para o qual foi convidado.
Febre do xadrez
O alemão Sebastian Raedler estudou filosofia e política em Cambridge e Harvard e doutorou-se na universidade de Colónia com uma tese sobre a filosofia da moral de Immanuel Kant. O entusiasta do xadrez que trabalha em Londres como analista financeiro publicou recentemente um interessante livro, “Febre do Xadrez” (Schachfieber: Liebe zu einem unmöglich Spiel), no qual tece reflexões sobre o “amor por um jogo impossível”.
mais