Artigos de Adilson F.Carvalho Semedo no nosso arquivo
21 de Novembro
A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) comemora no dia 21 do corrente mês mais um ano de existência. Existe uma notória expectativa relativamente ao seu futuro. Por um lado, está próxima a data prevista para a entrega do novo Campus Universitário.
«Badiu» Ten Kulpa Rixu!
Nos esquemas mentais que suportam preconceitos enraizados e transmitidos de geração em geração entre os cabo-verdianos aparece o badio, a representação social do negro/mestiço descendente dos africanos escravizados, umbilicalmente ligado à ilha de Santiago, identificado pela cor de pele escura e/ou pela condição de ser «brabu». Essa expressão, que nasceu como a crioulização do «bravo», portanto, corajoso e destemido, foi socialmente resignificado como «bruto/incivilizado».
SARS-CoV-2 e o Paradigma da Liderança: o Caso da Uni-CV
Devemos a Sebastião Bravo Botelho a mais elucidativa definição da cabo-verdianidade quando se trata de planificação, coordenação e execução laboral.
O Amor, o Machismo e a Traição do Estado
Nas ilhas de Cabo Verde, durante séculos, o machismo configurou um quadro normativo, simbólico e ideológico, que deu forma e substância à construção dos ideais de homem, de mulher e de relações íntimas legítimas, matizadas por propósitos de classe, de raça e da religião hegemónica.
mais