​3ª Edição da URDI Júnior com mais de 30 alunos

PorDulcina Mendes,7 nov 2022 16:04

A 3ª edição da URDI Júnior 2022, que decorre na ilha de São Vicente, conta com a participação de 24 alunos do 6º ano, da Escola António Aurélio Gonçalves e 10 alunos do 12ºano (Artes Gráficas), da Escola Industrial e Comercial do Mindelo.

Segundo uma nota enviada pela Coordenadora de Comunicação URDI 2022, esta dinâmica assenta no pilar do artesanato enquanto ferramenta educativa, capaz de promover o conhecimento, a valorização e a transmissão de práticas e saberes artesanais e o desenvolvimento de capacidades cognitivas em crianças e adolescentes, proporcionando-lhes oportunidades para conhecer e criativamente explorar os valores culturais.

Assim, tendo em conta a temática da 7ª edição do evento, “Tradição Oral – Cultura Imaterial”, a URDI Júnior vai proporcionar aos mais novos, oportunidades de investigação e experimentação numa abordagem ao pensamento de design e à ligação entre o design e o artesanato.

“O pensamento de design tem como foco o desenvolvimento do raciocínio crítico e criativo na metodologia de projecto em design, enquanto que na ligação entre o design procura-se interpretar esta relação a partir da valorização e transmissão de tradições orais que remetem à nossa identidade cultural, demonstrando as várias possibilidades de diálogo e conexão entre estas duas áreas criativas”, lê-se na nota.

A URDI Júnior 2022 é coordenada por Vânia Pachito Andrade.

Organizado pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a 7ª edição da URDI decorre de 30 de Novembro a 4 Dezembro, em São Vicente. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,7 nov 2022 16:04

Editado porAndre Amaral  em  30 jul 2023 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.