Olavo Correia falava depois da apresentação pública das ofertas formativas para 2019, estágios profissionais e oportunidades de financiamento, que aconteceu segunda-feira, na Cidade da Praia.
Na ocasião, o governante revelou que as ofertas de estágios profissionais e formação profissional vão contemplar dez mil jovens por todo país, com um valor a ultrapassar os 700 mil contos de apoios à formação profissional, além de outras medidas a nível das empresas.
“Dois milhões de contos para o sistema de garantia, dez milhões de dólares para garantia parcial, três milhões de dólares para promover as empresas para programas de formação, com programas de apoio a nível da elaboração de projectos”, referiu o vice-primeiro ministro, para quem estas iniciativas reflectem uma mudança de paradigma centrada no emprego e na empregabilidade.
“O Estado vai comparticipar com 60% no custo da formação para aliviar o encargo financeiro das empresas. Portanto, temos aqui condições criadas para que os jovens tenham uma vida melhor”, sustentou.
A gratuitidade no ensino pré-escolar, ensino básico obrigatório e o ensino secundário, até o 10 º ano são outras medidas destacadas por Olavo Correia.
O governante apela a um maior engajamento do servidor público, na celeridade das questões que possam gerar emprego no país, eliminando “o grande cancro” no país, a burocracia.