"Nenhum sector cresce mais do que o do turismo, a nível mundial". Por isso, frisou o edil salense, "está é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada".
Para Boubacar Djibo, director do gabinete de transporte aéreo da ICAO, destacou que a maioria dos viajantes a nível mundial utiliza os transportes aéreos para se deslocar e que "desses passageiros a maioria são turistas".
Shanzhong Zhu, directora executivo da Organização Mundial de Turismo, optou por destacar, na sua intervenção inicial, que "assistimos hoje a uma grande expansão do turismo a nível mundial. No ano passado tivemos 2,4 mil milhões de pessoas a viajar pelo mundo e o crescimento em África foi de 7%".
"O aumento do turismo faz crescer as economias, aumenta a riqueza e gera emprego", apontou o director executivo da OMT.
"África tem um imenso potencial de crescimento do turismo que permanece intacto", acrescentou.
A importância da reunião que hoje começa no Sal é que, como referiu Shanzhong Zhu, "daqui sairão importantes dados para o desenvolvimento do sector turístico em África".
Júlio Herbert, ministro da integração regional, depois de prestar homenagem às vítimas do acidente da Ethiopian Airlines e do furacão Idai, destacou que está reunião "é um momento de viragem" tanto para o sector do turismo como dos transportes aéreos em África.
"O turismo e os transportes vivem momentos de particular dinamismo", referiu o ministro. "Todos os países do nosso continente, de uma forma geral tem conhecido desenvolvimentos nestes sectores", acrescentou o ministro durante a cerimónia de abertura da reunião. "Esta é uma grande oportunidade para se darem passos fundamentais para o desenvolvimento do turismo", acrescentou Júlio Herbert.