Cabo Verde ainda não foi oficialmente informado sobre suspensão da ajuda externa dos EUA

PorSheilla Ribeiro,27 jan 2025 10:27

O Governo ainda não recebeu qualquer comunicado oficial sobre a suspensão de toda a ajuda externa dos Estados Unidos, anunciado pelo presidente Donald Trump, segundo uma fonte governamental.

medida, decretada pelo presidente Donald Trump no passado dia 24, consiste numa pausa de 90 dias na assistência internacional, abrangendo auxílios novos e existente.

O objectivo, conforme um memorando do Departamento de Estado obtido pela Reuters, é avaliar a eficácia e consistência da política externa norte-americana.

O memorando emitido pelo Departamento de Estado menciona isenções específicas, como financiamento militar para Israel e Egipto, bem como assistência alimentar emergencial.

De referir que Cabo Verde é um dos poucos países contemplados, pela terceira vez, com um financiamento do Millennium Challenge Corporation (MCC), sendo que nas duas primeiras ocasiões, em 2005 e 2012, foram contemplados um conjunto de investimentos em infra-estruturas portuárias e abastecimento de água e saneamento, num total de 176 milhões de dólares.

O terceiro compacto do MCC, visa promover investimentos estratégicos em sectores como a conectividade e mobilidade terrestre, aérea, marítima, digital e humana e deve ser assinado em Abril de 2026, segundo avançou a vice-presidente daquela instituição, Kyeh Kim, Outubro passado.

MCC, agência bilateral de ajuda externa criada pelo Congresso norte-americano em 2004, separada do Departamento de Estado e da USAID, fornece subsídios e assistência por tempo limitado a países com bons indicadores ao nível da governação, combate à corrupção e respeito pelos valores democráticos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,27 jan 2025 10:27

Editado porAndre Amaral  em  28 jan 2025 22:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.