Destaques da edição 869

PorExpresso das Ilhas,25 jul 2018 6:38

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao Estado da Nação e fomos perguntar aos actores políticos que diagnósticos fazem do Cabo Verde actual.

AVISO: Por razões alheias ao Expresso das Ilhas a edição desta semana só estará disponível nas bancas durante a tarde. 

Para ler, as entrevistas com Fernando Elísio Freire, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Janira Hopffer Almada, presidente do PAICV e António Monteiro, presidente da UCID.

Também neste número, Carlos Alberto Silva, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz: O nosso maior desafio é fazer com que a economia local cresça. Santa Cruz, localizada no interior de Santiago, é um dos municípios com maior potencial agrícola em todo o Cabo Verde, mas até agora é tido como um dos concelhos mais pobres de Cabo Verde. “O que precisamos é mudar o foco”, afirma o edil Carlos Alberto Silva. Este novo paradigma está plasmado na nova agenda económica da autarquia cujo objectivo é tornar Santa Cruz num município mais dinâmico e competitivo

Carlos Veiga: O SOFA não é inconstitucional. Para o embaixador de Cabo Verde em Washington, o nosso país não tem recursos para segurar sozinho a defesa do seu território e do seu mar e por isso o governo fez bem em assinar um acordo SOFA com os Estados Unidos e que a derrogação da jurisdição a coberto da Convenção de Viena não fere nenhuma norma constitucional.

Francisco Ribeiro Telles, próximo secretário-executivo da CPLP: “É importante que a CPLP se aproxime mais dos cidadãos”. Fazer da CPLP uma verdadeira comunidade de povos, esta é a principal conclusão saída da Cimeira que reuniu no Sal os Chefes de Estado e do Governo dos países de língua portuguesa. Como resumiu o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa: “é preciso olhar mais para as pessoas e menos para os políticos”. Por isso, o objectivo número um é a mobilidade. A partir de Janeiro do próximo ano, Francisco Ribeiro Telles – embaixador português com passagens, entre outros países, por Cabo Verde, Angola e Brasil – vai assumir o cargo de secretário-executivo da CPLP, substituindo a são-tomense Maria do Carmo Silveira, e tornando-se no braço direito da presidência da comunidade, agora ocupada por Cabo Verde. A livre circulação é um dos temas que Ribeiro Telles abordou numa conversa exclusiva com o Expresso das Ilhas.

HIV/SIDA: Cabo Verde na lista dos países com aumento no número de infectados. Em relatório divulgado na semana passada em Paris, a UNAIDS – agência das Nações Unidas – alerta para o aumento no número de infecções com HIV em 50 países. Cabo Verde é um deles. O secretário executivo do Comité de Coordenação e Combate ao VIH/SIDA (CCS-SIDA), o médico Artur Correia, diz que esse aumento é apenas o reflexo da melhoria registada nas condições de diagnóstico.

Inauguração do Centro do Comando da Polícia Nacional marca arranque oficial do Cidade Segura. O Governo inaugurou ontem, na cidade da Praia, o Centro de Comando da Polícia Nacional, integrado no projecto Cidade Segura. Um sistema de videovigilância urbana, comunicações de segurança e Centro de Comando para gestão de ocorrências fazem parte do projecto através do qual o executivo aposta na prevenção de ocorrências criminais e na garantia de respostas mais rápidas às emergências.

No interior, a opinião de José Almada Dias, Campeões mundiais globais, racismo e confusões identitárias; de César Monteiro, Colorido e musicalidade na pintura impressionista de David Lima; e de Manuel Brito-Semedo, Búzio-Tritão & Sons do Mar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 jul 2018 6:38

Editado porAndre Amaral  em  12 nov 2018 3:23

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.