A empresa público de Aeroportos e Segurança Aérea mantém há meses os custos, mas sem qualquer retorno financeiro. As perdas ultrapassam o milhão de contos.
Alector Ribeiro, especialista em turismo: “O mais importante é a segurança sanitária”. Manuel Alector Ribeiro é natural da ilha do Fogo. Doutorado em Turismo, é actualmente professor na Universidade de Surrey, no Reino Unido, e investigador na Universidade de Joanesburgo, África do Sul. Ao analisar o actual momento do sector turístico, realça que os destinos vão competir entre si a partir da segurança sanitária que consigam oferecer. Alector antecipa uma mudança de hábitos de consumo na indústria das viagens, com uma maior procura por destinos não massificados.
Da cidade para o campo: Os novos agricultores. O aumento populacional dos maiores centros urbanos do país, em especial da Praia, tem favorecido um fenómeno cada dia mais patente aos olhos de todos: gestores, banqueiros, consultores, advogados e quadros de vários ramos do funcionalismo público estão deixando a cidade rumo ao campo para se dedicarem em regime de par-time ou a tempo inteiro ao agronegócio, a uma actividade que além de aliviar o stress citadino, contribui para uma renda adicional a esses novos agricultores. O Expresso das Ilhas foi ouvir a experiência do bancário Carlos Moura e do sociólogo Rony Moreira que se dedicam há já alguns anos a esta actividade que descrevem como uma nova janela de oportunidades, mas apontam também constrangimentos de ordem administrativa ligados ao sector.
Cabo Verde quase nos 4.000 casos, Artur Correia: “Verifica-se uma certa estabilidade de epidemia no país”. “Estamos com esta estabilidade porque as acções estão a ser tomadas, a população está a colaborar, o uso das máscaras está a ser paulatinamente generalizado, as pessoas estão a cumprir, mas é preciso cumprirem mais”, disse ainda o Director Nacional de Saúde.
Compra e venda de cabelo: Um negócio lucrativo. Liso, cacheado, crespo, humanos ou artificiais. O importante é estar bonita. As perucas e apliques sintéticos hoje fazem a cabeça e os negócios de muita gente em todo mundo e Cabo Verde não foge à regra. Nesta reportagem falamos com pessoas que compram e vendem cabelo de todo o tipo, preço e qualidade.
Ainda a opinião de Eurídice Monteiro, Jovens agricultores; de Silvino de Oliveira Lima, Ajustar sonhos às circunstâncias; e de Ana Cordeiro, com a segunda parte do texto sobre a revolução liberal e Cabo Verde.