​CEDEAO pode sancionar quem travar processo eleitoral na Guiné-Bissau

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 dez 2018 8:58

José Mário Vaz
José Mário Vaz

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) admite voltar a impor sanções a quem criar obstáculos ao processo eleitoral no país

"Estava a ver o comunicado final da CEDEAO em que diz que aquele que tentar travar o processo, tentar criar dificuldades, como é do vosso conhecimento estava previsto sanções e com certeza que se assim for voltarão as sanções", afirmou José Mário Vaz.

O presidente guineense falava aos jornalistas no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, após ter regressado de Abuja, Nigéria, onde participou na última conferência do ano dos chefes de Estado e de Governo da organização.

"Não estou preocupado porque sei que o processo já ganhou o ritmo. Na Guiné-Bissau nunca houve problemas no recenseamento e muito menos nas eleições e portanto sei que isto tudo vai correr bem e vamos ter eleições livres, justas e transparentes", salientou o chefe de Estado.

O presidente guineense marcou eleições legislativas para 10 de março.

As eleições legislativas deveriam ter ocorrido a 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras atrasaram o início do recenseamento eleitoral e obrigaram ao adiamento do escrutínio.

Nas declarações aos jornalistas, José Mário Vaz justificou que escolheu a data de 10 de Março porque o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambu, disse que "preenche todos os requisitos para evitar contestações" e porque a "maioria dos partidos políticos preferiram que aquela data".

"Nós pedimos nesta conferência o acompanhamento. A vinda dos dois técnicos da CEDEAO permitiu a subida do nível de confiança, são homens preparados e experientes e que podem ajudar a que o processo seja livre, justo e transparente", disse.

O recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, que terminou a 19 de Dezembro, esteve envolto em polémica, com vários partidos políticos a denunciarem alegadas irregularidades, o que levou o Ministério Público a abrir uma investigação.

O presidente guineense pediu também o apoio dos jornalistas para todos os guineenses andarem juntos, respeitarem a data das eleições e "evitar que haja problemas".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 dez 2018 8:58

Editado porFretson Rocha  em  14 set 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.