2021: Novos e velhos problemas, num mundo “encalhado”

PorSara Almeida,1 jan 2022 9:01

Da crise migratória a outras crises humanitárias. Das velhas tensões que se reacendem, às derrotas e desespero das populações. Do modo e nível de vida que se mostram vulneráveis aos eventos mundiais, mas também aos eventos singulares. A selecção de acontecimentos do ano destaca um pouco de tudo isto. Este é o 2021 em revista.

O ano começou com os olhos postos num insólito (e grave) acontecimento nos EUA, a 6 de Janeiro. Na sequência da derrota de Donald Trump, e no dia em que o Congresso deveria ratificar a vitória de Joe Biden, um grupo de apoiantes do ex-presidente, incluindo integrantes do QAnon (movimento de extrema-direita), invadiu o Capitólio para forçar a anulação. O ataque à sede legislativa aconteceu após reiteradas acusações, sem fundamentação, do candidato vencido sobre uma alegada fraude eleitoral. Entre polícias e manifestantes, cinco pessoas perderam a vida. A investigação resultou em 658 acusados, com diferentes escalas de envolvimento no ataque.

Encalhado

O encalhamento no Canal do Suez de um “monstro” de 400 metros e 220 mil toneladas, carregado com mais de 20 mil contentores, teve consequências a nível mundial. A 23 de Março, o enorme navio “Ever Given” encalhou no canal, bloqueando uma das maiores rotas de tráfico marítimo do mundo – cerca de 12% do comércio mundial passa por aqui - e impedido o escoamento de todo o tipo de produtos, incluindo petróleo e gás natural. A certo momento, mais de 400 embarcações de diferentes tipos chegaram a acumular-se no Mar Vermelho e no Mar Mediterrâneo a aguardar a possibilidade de atravessar o canal.

Ao fim de seis dias, e tendo causado prejuízos, segundo a Bloomberg, de cerca de 9,6 mil milhões de dólares diários no tráfego marítimo, a passagem marítima foi desobstruída, mas os atrasos na cadeia de abastecimento fizeram-se sentir durante meses.

O navio, entretanto, retido em águas egípcias, foi devolvido a 7 de Julho à sua proprietária, a Evergreen, após assinatura de um acordo multimilionário, cujo valor não foi divulgado. Acredita-se, porém, que deverá ter sido à volta dos 550 milhões de dólares.

O incidente veio mostrar não só como o comércio está hoje muito mais globalizado e interdependente, mas também como a concentração de produtos importantes em mega-navios pode colocar as cadeias de distribuição em posição vulnerável, devido a eventos singulares.

Afeganistão

Uma das maiores derrotas do Ocidente e dos Direitos Humanos ocorreu em 2021, com o retorno dos Talibãs ao poder no Afeganistão. Olhando a cronologia, ao fim de 20 anos de presença militar no Afeganistão, a 14 de Abril Joe Biden estabeleceu que a (já prevista) retirada total das tropas americanas deveria ocorrer até 11 de Setembro. A 8 de Julho, em novo anúncio declarou que a retirada seria “concluída a 31 de Agosto”. As forças foram então sendo retiradas, e a 15 de Agosto, numa expansão fulgurante, já os Talibãs tomavam Cabul e assumiam o governo do país. O Presidente, Ashraf Ghani, saiu do país e o poder mudou de mãos, sem grande resistência ao fim de poucas horas. Nas imagens mais marcantes do ano está a de pessoas a cair de um avião das Forças Armadas Americanas, às rodas dos quais se agarraram para tentar deixar o país, logo após a tomada da capital. A 30 de Agosto, no último voo militar, sai do país o major-general Christopher Donahue, que é assim o último soldado americano a deixar o Afeganistão. Durante Agosto terão saído cerca de 200.000 pessoas entre muitas mais que tentavam desesperadamente abandonar o país. Entre as críticas e análises a este fracasso estão as de que os EUA não foram capazes de contruir uma Nação e de que o treino militar dados às forças armadas afegãs, compostas por 300.000 homens e equipamento moderno, não foi bom. A guerra do ocidente no Afeganistão foi, pois, perdida, e mergulhou o país numa crise humanitária profunda.

Rússia – Ucrânia

É mais uma crise antiga que se perpetua. Desta vez, o reforço da operação militar, com cerca de 100 mil russos colocados na fronteira entre a Rússia e Ucrânia levantou o temor de que Moscovo se preparava para invadir o país vizinho. Por trás desta mobilização está a exigência de Moscovo para que a NATO renuncie à adesão de à Kiev à organização, evitando assim uma aproximação da mesma às suas fronteiras. É exigida também a renúncia ao envio de armamento dos aliados ocidentais para a Ucrânia. A NATO, que não interveio durante a operação militar da Rússia na Geórgia em 2008, nem no decurso da anexação da península da Crimeia em 2014, rejeitou porém pedidos da Rússia. Moscovo conta, nas suas exigências, com o apoio da China e repudio da Europa e EUA.

Os líderes da União Europeia reagiram àquilo que consideram de “retórica agressiva”, avisando que qualquer investida terá “graves consequências e custos severos”. Os EUA também prometeram uma resposta “séria” a um ataque russo. Entretanto, foi decidido que a exigência russa será discutida em negociações com Washington, em Janeiro. A 25 de Dezembro, Moscovo, que tem vindo a negar qualquer intenção bélica, anunciou o fim de manobras militares em várias zonas da fronteira e afirma ter procedido à retirada de 10 mil soldados. O conflito entre Kiev e os separatistas pró-russos no Leste do país, que começou em 2014, já causou 13.000 mortos.

Migrações

O drama das migrações continuou em 2021, por todo o mundo, com destaque para a fronteira México-EUA, Calais, Polónia-Bielorrússia, Marrocos-Espanha …

Só este ano, foram interceptados mais de 1,7 milhões de migrantes de vários países que tentaram cruzar ilegalmente a fronteira entre o México e EUA. O número de famílias bateu recordes, e o de menores não acompanhados também ( 145 mil).

Em Setembro, vídeos de guardas fronteiriços a caçar e a atacar migrantes com o que parece ser um chicote chocaram o mundo. O Departamento de Segurança Interna repudiou o acto, e a patrulha de fronteira abriu uma investigação.

Ceuta

Entre os dias 17 e 18 de Maio, mais de 8.000 pessoas fizeram a travessia de Marrocos para Ceuta, enclave espanhol vizinho, perante a passividade das autoridades marroquinas. O motivo que desencadeou este acontecimento terá sido a presença do líder saharaui, Brahim Ghali, em Espanha, onde segundo os seus familiares, estaria internado devido à covid. Rabat não quer renunciar à sua soberania no Sahara Ocidental, onde a Frente Polisário exige um referendo de autodeterminação previsto pela ONU. Em retaliação a Espanha terá então permitido aos migrantes que atravessassem, a nado, ilegalmente de Marrocos para Ceuta.

Bielorrússia

Uma crise migratória de contornos bélicos, ou seja, em que pessoas são usadas como arma de guerra, decorre neste momento na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia.

Esta crise terá sido provocada pelo Presidente Lukashenko e remonta à sua reeleição em 2020. As eleições decorreram sob suspeição de fraude e as manifestações contra as mesmas foram reprimidas. Vários abusos foram cometidos pelo regime acentuando as más relações com a União Europeia, que impôs sanções ao país. Em resposta às sanções, Lukashenko criou uma nova rota migratória.

A Lituânia terá sido o primeiro país a sentir o fluxo, tendo registado um aumento de migrantes, que chegavam ao país vindos de países como a Síria em pacotes turísticos. Mas é na fronteira com a Polónia que a crise despoletou. Desde pelo menos Novembro que milhares de migrantes se concentram ali, encurralados e guardados pelas autoridades bielorrussas. A pressão estende-se também às fronteiras com a Lituânia e a Letónia. A União Europeia considera que a crise está a ser provocada por Lukashenko, sendo que alegadamente este lhes permite a entrada na Bielorrúsia, encaminhando-os depois para a fronteira. Uma prova da intencionalidade da crise é o número de voos do Médio Oriente para a capital da Bielorrussia, Minsk, que aumentou exponencialmente, e que são divulgados como uma entrada confortável na Europa.

COP26

Com o mundo já em estado de emergência climática, decorreu entre 1 e 12 de Novembro, em Glasgow a 26.ª conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O acordo daí saído é consensualmente imperfeito e apesar de alguns avanços em alguns objectivos o pacto não vai conseguir sustentar a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius até ao final do século.

Tigray

O estado de Tigray passou todo o ano em confrontos entre as tropas militares etíopes e eritreias e a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF). Não se sabe ao certo quantas vítimas foram mortas desde que o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, lançou a ofensiva armada contra o governo da TPLF em Novembro de 2020, mas serão milhares e há inúmeros relatos de violação de direitos humanos e crimes de guerra. Mais de dois milhões de pessoas tiveram de abandonar as suas casas durante este ano. As notícias são escassas até porque as autoridades etíopes e eritreias têm vedado o acesso à região, mais as mais recentes dizem que os combatentes se estão a dirigir para a capital e que a Etiópia corre o risco de colapsar. O governo decretou o estado de emergência e os estrangeiros fugiram do país.

Crise energética e de abastecimento

Um conjunto combinado de factores, muitos dos quais relacionados a pandemia, está a causar várias crises que estão a ter já impacto no acesso a produtos e serviços. Os preços de praticamente tudo têm aumentado, em todo o mundo, e um dos factores é a velha máxima da economia: a oferta e a procura. Tem havido uma redução da oferta, seja de produtos e matérias primas, seja de fontes de energia. Com os confinamentos derivados da pandemia, 2020 foi um ano em que quase tudo parou e as cadeias de abastecimento foram quebradas. E 2021 foi o ano em que o consumo aumentou rapidamente. Assim, o ritmo de produção não consegue acompanhar o da procura. Entretanto, há questões logísticas - como o desvio no ano passado de contentores para outros fins, que também afectam a cadeia de abastecimento. Outros factores como as alterações climáticas (secas, etc) e a luta contra as mesmas (transição energética) estão também a intensificar as crises. Por exemplo, a crise energética na China tem muito que ver com a sua dependência do carvão, e exigência de que este poluente seja menos usado. Tal como na China, também na Europa, as políticas não acompanharam a transição “verde”, o que resulta numa carência energética também neste continente e, aliás, no resto do mundo, com impacto em todo o tipo de consumo. Até a crise da Rússia e Ucrânia tem impacto, uma vez que é improvável que o gaseduto da Rússia para a Alemanha seja aberto e ajude a repor stocks do gás natural que já escasseia na Europa… 

image

Quatro países - EUA, China, Japão, e Alemanha - realizam mais de metade da produção económica mundial por produto interno bruto (PIB) em termos nominais, Só o PIB dos EUA é maior do que o PIB combinado de 170 países, e juntamente com a China, os dois países correspondem a 42% do PIB mundial, que em 2021 foi de 94 triliões de dólares 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1048 de 29 de Dezembro de 2021. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sara Almeida,1 jan 2022 9:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 set 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.