Otília Oliveira, do 'Movimento Basta', em declarações à Rádio Morabeza, afirma que a manifestação surge na sequência da morte de uma jovem grávida parturiente, em evacuação para a ilha do Fogo, no passado dia 2 de Março.
"Mostrar que nós, bravenses que vivem na cidade da Praia, estamos descontentes com a situação que a ilha abarca actualmente. A mais grave é a situação da saúde, visto que não temos equipamentos que dão mais acesso e mais melhoria à saúde. Não temos um plano estratégico de emergência para evacuação, sem falar que o transporte, o Fast Ferry, não é um transporte adequado para evacuar de doentes", explica.
A manifestação partiu da ponte de Vila Nova, passou na avenida Cidade de Lisboa e terminou em frente ao Palácio do Governo.
"Já estamos cansados perante a situação que a nossa ilha vem estando a demonstrar. São condições que exigimos como cidadãos, merecemos e queremos medidas urgentes em relação, não só à saúde, mas a todos os problemas que afectam a nossa ilha", conclui.
Participaram na manifestação cerca de 130 pessoas da ilha Brava, além de alguns praienses.
População da Brava manifesta-se "contra abandono da ilha" e pede melhorias em todos os sectores
Mais de uma centena de bravenses saíram ontem às ruas de Nova Sintra numa manifestação pacífica liderada pelo "Movimento Basta", como forma de chamar atenção do Governo sobre a situação que a ilha atravessa.