Segundo o parlamentar, o barco, com maior capacidade de transporte de passageiros e carga, chega brevemente ao país.
“Todos nós sabemos que o navio Kriola sofreu uma avaria no veio, e vai ficar cerca de um mês parado, porque vai ser fabricado um novo veio. Mas em alternativa a nova empresa já contratou, por fretamento em time charter, por seis meses, um catamarã que vai estar cá brevemente e que vai permitir retomar a normalidade das ligações. É um barco que vai ter capacidade para 430 passageiros, 50 viaturas e 18 camiões para, efectivamente, retomar a normalidade”, assegura.
A avaria do navio Kriola foi comunicada à imprensa no dia 4 de Outubro, dia em que a embarcação não realizou a ligação Fogo/Brava, segundo a empresa, devido a “um problema técnico inesperado”.
Miguel Monteiro garante que as linhas vão ser reforçadas brevemente com um navio construído na Coreia do Sul.
“Temos o novo navio construído na Coreia do Sul que brevemente estará nos nossos mares, e que na próxima semana os inspectores devem ir à Coreia para certificar o navio”, anuncia.
A concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas, por 20 anos, entrou em vigor em 15 de agosto, sob a liderança da portuguesa Transinsular.
O serviço tem sido alvo de várias críticas por vários quadrantes da sociedade.