Trabalhadores do IEFP anunciam greve de 48 horas

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,11 mar 2021 11:28

​Os trabalhadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão partir para uma greve de 48 horas, a partir de 18 de Março. O pré-aviso de greve foi entregue ontem.

A decisão é sustentada por um abaixo-assinado subscrito por 90% dos trabalhadores. Em causa, a não publicação, em Boletim Oficial, da lista definitiva do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, por Luís Fortes, secretário-permanente do Sindicado dos Trabalhadores da Função Pública (SINTAP). O protesto é apoiado também pelo Sindicato da Indústria Comercio e Turismo.

“Há 40 dias que os trabalhadores aguardam pela publicação da lista definitiva de transição para o quadro PCCS do IEFP. As informações que temos recebido sobre a data de publicação são desconexas, contraditórias e, por vezes, enganosas”, explica.

A portaria que aprova o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos trabalhadores do IEFP foi publicada em Dezembro de 2020, culminando um processo de 7 anos.

O sindicalista afirma que a greve não será levantada até que a reivindicação seja atendida.

“Nesta situação, os trabalhadores posicionam-se de forma decisiva e firmes em avançar com a greve de dois dias, caso a lista não seja publicada no BO, até ao dia 17 de Março”, indica.

Luís Fortes anunciou que vários trabalhadores de outras instituições, na mesma situação, estão a trabalhar para partirem para novas formas de luta, de modo a fazer valer os seus direitos.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,11 mar 2021 11:28

Editado porAndre Amaral  em  10 dez 2021 23:20