CNDHC realiza formação sobre Cidadania e Direitos LGBTI na ilha de São Vicente

PorExpresso das Ilhas,21 abr 2021 16:24

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realiza esta quinta e sexta-feira, 22 e 23, em São Vicente, uma acção de formação para associações, organizações públicas e activistas de defesa dos Direitos LGBTI.

A iniciativa é destinada a activistas e membros de associações LGBTI, e também a associações e entidades que trabalham com a comunidade nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal.

Segundo uma nota da CNDHC, esta acção de formação tem como objectivos fortalecer as capacidades dos participantes em matéria de cidadania e direitos humanos e criar as bases para que o activismo LGBTI seja exercido de forma consciente e suportado em normas de direitos humanos.

Direitos Humanos e Pessoas LGBTI, Conceitos LGBTI, Direito à Saúde das Pessoas LGBTI, Violência Baseada no Género, situação das pessoas LGBTI no mundo e em Cabo Verde, Cidadania LGBTI e Movimentos Associativos são os temas que serão abordados durante a formação.

Depois de São Vicente, será a vez da cidade da Praia receber essa acção de formação que contará com a participação dos representantes das ilhas de São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava.

A acção de formação está enquadrada no projecto “Cidadania LGBTI”, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde e que prevê a realização de um estudo, um seminário e acções de playdoier para a adopção de políticas públicas em matéria da inclusão dos LGBTI. 

Esta iniciativa tem ainda como finalidade contribuir para a promoção e garantia dos direitos humanos da comunidade LGBTI e criar as bases para um melhor exercício da Cidadania LGBTI em Cabo Verde.

A CNDHC é a entidade nacional que tem por missão a protecção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas.

O acto de abertura do evento irá contar com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, do membro da Associação Arco-Íris, Gerson Fortes e do Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 abr 2021 16:24

Editado porSara Almeida  em  27 jan 2022 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.