ASFIC-PJ comemora treze anos com "grandes desafios"

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,28 jul 2022 13:59

Agostinho Semedo, Joana Rosa
Agostinho Semedo, Joana Rosa Rádio Morabeza

A revisão do estatuto, orgânica e carreira da Polícia Judiciária são desafios que persistem na polícia científica. Quem o diz é o Presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação e Apoio à Investigação Criminal (ASFIC-PJ), ao falar no acto solene dos 13 anos de criação da ASFIC-PJ.

Agostinho Semedo avança que a carreira da Polícia Judiciária precisa de uma maior flexibilidade, "abrindo oportunidades aos funcionários, não alimentando-se apenas a questão do tempo de serviço, porque há que ter em conta o mérito, a competência a idoneidade do funcionário, a valência académica, os conhecimentos técnicos". 

A ministra da Justiça, Joana Rosa, recebe de bom grado as reivindicações e sublinha que serão realizados concursos para garantir a normalização da PJ. 

"Sabemos que temos alguns desafios, vamos ter no próximo ano cerca de trinta inspectores que poderão ir para a reforma, e nós temos que rapidamente abrir o processo de concurso externo de recrutamento de mais inspectores. Mas também temos que realizar concursos internos, visando a promoção interna para que possamos ter chefes, coordenadores e desta forma vamos garantir a normalização das actividades da Polícia Judiciária", explica. 

Joana Rosa, reconhece que existem desafios a nível das infra-estruturas e sublinha que está a ser trabalhada a carta das infra-estruturas judiciárias, instrumento que ajudará a resolver as necessidades em termos infra-estruturais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,28 jul 2022 13:59

Editado porAndre Amaral  em  8 dez 2022 23:28

pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.