Joana Rosa diz que esta será uma forma de desconcentrar serviços.
“Primeiro, é fazer aproximar os serviços das conservatórias e notários próximo das pessoas, mas também, de certa forma, acabar com este que continua a ser um problema que tem a ver com alguma morosidade que ainda se nota ao nível de pendências. Ao nível das conservatórias, por esta via desconcentrando serviços, recrutando mais conservadores, mais oficiais ajudantes", explica.
A governante avança que serão nomeados cinco novos conservadores para serem colocados na Praia, Santa Cruz, São Nicolau e São Vicente. Joana Rosa anuncia igualmente a criação de um Balcão Único para escrituras e explica como irá funcionar.
"Num único acto, vai servir para tudo. A pessoa dirige-se ao balcão do cartório, faz a escritura pública, faz o pagamento dos emolumentos, faz o pagamento dos impostos devidos às câmaras municipais e faz o pagamento do registo predial. Desta forma, resolvemos aquilo que é uma dificuldade do ponto de vista daquilo que é o atendimento nos cartórios e também nas conservatórias", explica.
A ministra da Justiça avança que será criado um sistema único automóvel, com dados completos de referência das viaturas, dados sobre a inspecção técnica, pagamento de seguros e imposto.