Praia terá duas novas conservatórias. País cinco novos conservadores

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,5 ago 2022 13:50

Anilda veiga, Joana Rosa
Anilda veiga, Joana Rosa Rádio Morabeza

O governo pretende abrir duas novas conservatórias na Praia. Uma para servir Cidadela e Palmarejo e outra em Achada São Filipe. Informação avançada pela ministra da Justiça, em declarações aos jornalistas no término da visita efectuada aos Serviços da Direcção Geral dos Registos, Notariado e Identificação (DGRNI), em Chã d ́Areia.

Joana Rosa diz que esta será uma forma de desconcentrar serviços.

“Primeiro, é fazer aproximar os serviços das conservatórias e notários próximo das pessoas, mas também, de certa forma, acabar com este que continua a ser um problema que tem a ver com alguma morosidade que ainda se nota ao nível de pendências. Ao nível das conservatórias, por esta via desconcentrando serviços, recrutando mais conservadores, mais oficiais ajudantes", explica.

A governante avança que serão nomeados cinco novos conservadores para serem colocados na Praia, Santa Cruz, São Nicolau e São Vicente. Joana Rosa anuncia igualmente a criação de um Balcão Único para escrituras e explica como irá funcionar.

"Num único acto, vai servir para tudo. A pessoa dirige-se ao balcão do cartório, faz a escritura pública, faz o pagamento dos emolumentos, faz o pagamento dos impostos devidos às câmaras municipais e faz o pagamento do registo predial. Desta forma, resolvemos aquilo que é uma dificuldade do ponto de vista daquilo que é o atendimento nos cartórios e também nas conservatórias", explica.

A ministra da Justiça avança que será criado um sistema único automóvel, com dados completos de referência das viaturas, dados sobre a inspecção técnica, pagamento de seguros e imposto.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,5 ago 2022 13:50

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.