Japão doa 375 toneladas de alimentos às cantinas escolares

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,21 mar 2023 8:34

Japão entrega ajuda alimentar a Cabo Verde
Japão entrega ajuda alimentar a Cabo Verde Rádio Morabeza

O Governo Japonês através do Programa Alimentar Mundial (PAM) fez a entrega formal a Cabo Verde de ajuda alimentar orçada em 259 mil dólares, respeitantes a 375 toneladas de alimentos. A ajuda insere-se no âmbito de um projecto de apoio ao oeste africano, que envolve o Programa Alimentar Mundial.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, explica que a ajuda alimentar irá ajudar na mitigação dos efeitos da crise inflacionária, também sentidos pelas cantinas escolares.

"São mais de 300 toneladas de arroz, 50 de feijão, e 25 de óleo alimentar. Como nós sabemos, na sequência da crise que se iniciou com a subida do preço dos cereais e de outros produtos da alimentação base, Cabo Verde decidiu mobilizar ajuda. Tivemos pessoalmente na embaixada do Japão em Dakar a solicitar esta solidariedade e trata-se de uma ajuda excepcional, tendo em conta que o Japão costuma dar ajuda alimentar normal a Cabo Verde", explica.

Gilberto Silva, avança que esta ajuda alimentar vai beneficiar cerca de noventa mil alunos.

"Se nós olharmos para aquilo que é a população estudantil, dentro da faixa beneficiada por esta ajuda, estamos a falar de cerca de noventa mil alunos, o que representa quase 20% da população no país. Mas importante é dizer que ajudando as crianças, através das cantinas escolares, estamos também a ajudar as famílias cabo-verdianas", avança.

Na cerimónia estiveram presentes a directora regional adjunta para a África Ocidental, Evelyn Etti, e directora de Parcerias de Escritório Regional de Dakar do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, Nozomi Hashimoto.

Também marcou presença a segunda secretária da Embaixada do Japão em Dakar, Fujii Izumi.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,21 mar 2023 8:34

Editado porAndre Amaral  em  10 dez 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.