Presidente da República pede relatório independente à morte de bebés no hospital de São Vicente

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 jun 2023 8:15

​O Presidente da República, José Maria Neves, instou esta terç-feira a entidade reguladora independente a realizar um inquérito à morte de vários bebés recém-nascidos no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, após uma averiguação do Ministério da Saúde.

Numa mensagem divulgada pela Presidência da República, José Maria Neves notou que a morte de sete recém-nascidos em menos de um mês no segundo maior hospital central do país é uma situação “grave e anormal”.

O chefe de Estado lembrou que o Ministério da Saúde mandou realizar um inquérito, que concluiu que a assistência foi devidamente prestada e que os bebés poderão ter morrido de “sepse neonatal tardia” (uma infecção generalizada).

“Os resultados já foram apresentados e tal relatório tem sido objecto de uma discussão pública, o que é de bom em democracia, e tem revelado que esse relatório não satisfaz a segmentos expressivos da sociedade cabo-verdiana, designadamente das mães afectadas”, constatou.

O chefe de Estado disse estranhar o facto de a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), que tem competências e responsabilidades nesta matéria, não ter mandado efectuar um inquérito para identificar todos os fenómenos conexos e propor medidas cabíveis nestas circunstâncias

“Por isso, eu acho que para satisfazer as demandas e as exigências da sociedade cabo-verdiana e para dar muito mais tranquilidade a todas as famílias, a todos os utentes dos hospitais (…) é fundamental mandar-se fazer um inquérito independente que possa avaliar globalmente todo o sistema de saúde e propor medidas de política para melhorarmos a prestação do Sistema Nacional de Saúde em Cabo Verde”, instou.

O mais alto magistrado da Nação explicou ainda na mensagem que os cidadãos em todo o país têm reclamado da qualidade da prestação dos serviços de saúde, do nível de atendimento e do cumprimento de outros protocolos.

“Para todos e, sobretudo para os cidadãos cabo-verdianos, é fundamental que haja tranquilidade, serenidade, mas sobretudo que as autoridades responsam a tempo às suas inquietações, particularmente numa área tão sensível que é a área da saúde”, concluiu José Maria Neves.

As conclusões do inquérito, divulgadas em 05 de Junho pelo Ministério da Saúde, referem que após a análise dos processos clínicos, da audição dos intervenientes e da visita realizada ao serviço de Neonatologia do HBS, a comissão que investigou o caso concluiu que a assistência pré-natal foi cumprida e que “a qualidade e segurança da assistência durante o internamento do ponto de vista técnico e humano das mães e dos recém-nascidos foi razoavelmente satisfatória”.

Acrescenta que a grande maioria das gestantes tinha uma gravidez “com risco aumentado para parto pré-termo, pelos antecedentes”, e que “foram seguidas nas estruturas primárias de saúde” e que “todas tinham indicação para seguimento na consulta de alto risco para grávidas”.

O inquérito apurou igualmente que a assistência às mães no serviço de obstetrícia daquele hospital “respeitou os procedimentos técnicos e os protocolos clínicos nacionais”, e que do “ponto de vista humano a assistência da parte dos profissionais foi admissível”.

O documento aponta ainda sete recomendações com vista à melhoria dos cuidados prestados daquele hospital, desde logo reforçar acções de capacitação na área da comunicação, humanização e liderança dos profissionais, bem como elaborar um plano anual de actualização/supervisão do cumprimento dos protocolos nacionais.

Em 19 de Maio, o Presidente  já tinha pedido uma “auditoria independente” à morte dos sete recém-nascidos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 jun 2023 8:15

Editado porSara Almeida  em  9 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.