Professores anunciam greve para 22 e 23 de Novembro

PorSheilla Ribeiro,8 nov 2023 15:12

O Sindicato Democrático dos Professores (SINDIPROF), anunciou esta terça-feira, que os professores iniciarão uma greve nos dias 22 e 23 deste mês. O pré-aviso foi entregue na manhã de hoje à Direcção Geral do Trabalho e ao Ministério da Educação.

Segundo o SINDIPROF, os três sindicados que representam a classe docente (SINDPROF, SINDEP e SIPROFIS) e o grupo de professores responsável pela manifestação no dia 18 de Outubro, reuniram-se no passado dia 6, de onde saiu a decisão de partir para a greve.

Refere-se que no dia 18 de Outubro, centenas de professores saíram às ruas de todo o país, em reivindicação, desde a grelha salarial ao memorando de entendimento.

Na altura, prometeram que se esta acção não resultasse em respostas positivas por parte do Governo, estariam dispostos a intensificar a sua resistência com a ameaça de greves e até mesmo o congelamento de notas.

Entretanto, no dia 2 de Outubro, o ministro das Finanças anunciou que no Orçamento de Estado para 2024 está previsto mais de 100 mil contos para regularizar um conjunto de situações de desnivelamento e de disfunções ao nível das carreiras dos professores.

Essa alocação de recursos, Olavo Correia, será utilizada para corrigir desigualdades e disfunções nas carreiras dos professores, além de rever os estatutos que regem o seu trabalho.

Na altura, a apresentação do OE para 2024, o governante assumiu o compromisso de eliminar todas as pendências da classe docente.

Autoria:Sheilla Ribeiro,8 nov 2023 15:12

Editado porAndre Amaral  em  2 mai 2024 23:28