Mais 36 inspectores reforçam operação da PJ em várias ilhas

PorSheilla Ribeiro,25 jul 2025 10:49

A Polícia Judiciária (PJ) conta, a partir de quinta-feira, 24, com 36 novos inspectores de nível I, que irão reforçar os Departamentos da instituição na cidade da Praia, Mindelo, Assomada, assim como nas ilhas da Boa Vista e do Sal.

A cerimónia de tomada de posse decorreu no Campus da Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia, e foi presidida pela ministra da Justiça, Joana Rosa.

Na ocasião, o Director Nacional da PJ, Manuel da Lomba, conferiu posse aos novos efectivos que concluíram o Curso de Formação de Inspectores de Nível I, após dez meses de formação.

A formação decorreu no Centro de Formação da PJ e na Direcção Central da instituição, tendo incluído uma componente teórica de 15 semanas, seguida de um estágio prático de seis meses, complementado com palestras, seminários e visitas de estudo. Os formandos foram seleccionados através de rigorosas provas eliminatórias, conforme informou a instituição.

Durante a cerimónia, a ministra da Justiça sublinhou que a entrada dos novos inspectores representa um importante reforço do quadro da PJ, permitindo o aumento da capacidade de resposta da polícia criminal em todo o país.

“É neste quadro, e com base nesta concepção política, que o Governo, através da Direcção Nacional da Polícia Judiciária, tem concretizado um dos objectivos previstos no seu Programa: o reforço da capacidade de resposta da PJ, tanto ao nível dos recursos humanos como da sua logística e operacionalidade”, afirmou a ministra, citada na nota da PJ.

Por seu turno, o Director Nacional da PJ, Manuel da Lomba, frisou que “não há instituição sem pessoas” e valorizou o papel de todos os que contribuem para o prestígio da instituição, a nível nacional e internacional.

Reiterou o compromisso da PJ com a formação e capacitação dos seus quadros como forma de garantir uma polícia moderna, científica e eficaz.

O evento ficou ainda marcado pela entrega de diplomas aos formadores, supervisores do curso e elementos das Forças Armadas que participaram na formação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,25 jul 2025 10:49

Editado porSara Almeida  em  26 jul 2025 7:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.