Em conferência de imprensa, esta manhã, no Mindelo, o líder dos democratas-cristãos, António Monteiro, mostrou-se convicto em como as preocupações levantadas na reunião com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e vereadores poderão, “em tempo certo, serem revistas e dar uma melhor qualidade de vida aos são-vicentinos”.
“No encontro com a Câmara, é nosso entendimento que, provavelmente, pode ter-se iniciado uma viragem no relacionamento entre a Câmara e os deputados da UCID”, entende.
Em cima da mesa estiveram várias questões, nomeadamente ambientais, ligadas à recolha dos resíduos sólidos urbanos e o seu tratamento e o fardamento para o pessoal de saneamento da Câmara. Também esteve em análise o projecto de uma incineradora para tratamento do lixo em São Vicente, proposta da UCID.
A autarquia mindelense estará disponível para fazer avançar a iniciativa, diz o segundo partido mais votado nas últimas autárquicas.
“Falámos disso com o senhor presidente e o que ele nos disse é que está aberto, está disponível, desde que seja uma mais-valia para São Vicente, para que o projecto possa avançar”, garante.
O projecto para incineração do lixo, apresentado pela UCID, prevê a transformação do lixo em matéria-prima e está orçado em 8 milhões de dólares, contando com financiamento da GAINITY, da Suécia.