​UCID quer equilíbrio político no Parlamento

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,8 mai 2018 11:51

João Luís
João Luís(Rádio Morabeza)

A UCID aponta o equilíbrio do poder, como o principal desafio que enfrenta, do ponto de vista político. Um objectivo, que, na óptica da força política, só será atingido com um Parlamento equilibrado, preconizando uma profunda reforma do Estado, libertando os recursos consumidos pela máquina do Estado e coloca-los ao serviço da Nação.

O presidente regional do partido, João Luís, explica que o objectivo é alcançar a democracia plena.

“A liberdade, a paz, o trabalho e a justiça social, em suma a democracia plena, fazem parte dos objectivos actuais da UCID e estamos em crer que será possível atingirmos estes preciosos objectivos com engajamento e determinação de todos os dirigentes, militantes, simpatizantes, amigos e a população em geral”, diz.

“O constante trabalho que temos feito de uns anos para cá é no sentido da procura do equilíbrio político. Para nós é fundamental, para o desenvolvimento de Cabo Verde, este equilíbrio, nomeadamente estamos a referir ao Parlamento cabo-verdiano”, defende.

A posição da União Cabo-verdiana Independente e Democrática foi apresentada hoje, em São Vicente, numa conferência de imprensa para abordar assuntos relacionados com as actividades alusivas ao seu 40º aniversário. João Luís reconhece que em quatro décadas o partido poderia ter crescido mais, mas, diz, o próprio sistema não permitiu.

“O que falhou no partido tem a ver com o sistema que nós temos implementado em Cabo Verde. Desde sempre implementou-se um sistema de bipolarização partidária. Acostumou-se o povo de uma forma que veio a criar constrangimentos no crescimento da UCID”, entende.

João Luís considera a UCID o único partido, neste momento, que consegue equilibrar o poder. Por isso, neste 40º aniversário, o partido pretende fazer uma reflexão junto dos militantes para definir outras estratégias.

O acto central das comemorações da fundação da força política em 13 de Maio de 1978, acontece na Holanda. Entre outros militantes e dirigentes, participam no evento o presidente António Monteiro e dois vice-presidentes.

A nível regional, a UCID tem agendado activadas desportivas, recreativas, culturais e sociais.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,8 mai 2018 11:51

Editado porAndre Amaral  em  5 fev 2019 10:57