​UCID pede investimentos no Sal

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,25 jan 2018 15:54

A UCID pede mais atenção do Governo aos sectores da saúde, segurança, educação, transporte e ambiental no Sal. A posição foi expressa hoje, no parlamento, pelo deputado João Luís, através de uma declaração política.

No capítulo da saúde, o partido quer, por exemplo, que o hospital da ilha seja contemplado com especialistas.

“Estranhou-me o facto de um atleta ter viajado para a capital a fim de ser encaminhado para os serviços competentes de ortopedia. É preciso que o hospital seja contemplado pelo menos com especialistas que, em situações de emergência, sejam capazes de ajudar na resolução dos problemas de saúde”, diz.

No que à segurança diz respeito, a UCID quer uma atenção especial à ilha turística e pede urgência na instalação de câmaras de video-vigilância.

“Entendemos que a chave do sucesso na ilha reside, essencialmente, no grau de segurança que poderemos propiciar aos habitantes e aos visitantes. Se é assim, pedimos ao Governo para que, rapidamente, de entre outras soluções instale câmaras de vigilância, como forma de persuadir situações anómalas”, defende.

Entre outras questões, a UCID pede ao executivo que adopte soluções para minimizar o problema dos transportes, que reanalise o uso indiscriminado de areia na construção civil e que resolva o problema de acesso às redes públicas de água e energia em várias zonas como Alto São João, Alto Santa Cruz e Terra Boa.

Governo anuncia 1,7 milhões de contos para qualificação do destino

Em resposta, o Governo, através do ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, anuncia um investimento de cerca de 1,7 milhões de contos, do Fundo do Turismo, na qualificação do destino turístico.

As acções passam pela requalificação urbana, com intervenções em bairros como António Sousa, Alto Santa Cruz, Alto São João, Terra Boa e Holandinha. Também serão requalificados a Rua 1º de Junho, o Pontão e a frente marítima em Santa Maria.

A saúde, segurança, acessibilidades e habitação estão incluídos.

“Neste momento, está-se a preparar um plano de segurança turística que envolve saúde, acessibilidade, habitação. E o centro de saúde de Santa Maria vai ser construído com recursos do Fundo do Turismo. Isto é utilizar os recursos do Fundo do Turismo ao serviço da qualificação do turismo cabo-verdiano”, garante.

“Até 2021 serão 1,7 milhões de contos a serem investidos em requalificação urbana, apenas recursos da Câmara Municipal do Sal, transferidos pelo Governo, sem contar com os investimentos directos que o Governo fará na qualificação do destino da ilha do Sal, assim como da ilha da Boa Vista”, explica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,25 jan 2018 15:54

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 dez 2018 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.