​UCID pede ao Governo outros mecanismos para salvamento do gado

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,12 fev 2018 16:59

UCID no Planalto Norte
UCID no Planalto Norte

A UCID pede ao Governo que reanalise o processo de atribuição dos vale-cheque aos criadores de gado, no âmbito do plano de mitigação da seca e mau ano agrícola. É pouco, dizem os democratas-cristãos.

O repto foi lançado este Domingo, em Santo Antão, pelo presidente do partido António Monteiro, no término de uma visita de dois dias à ilha das Montanhas.

“Visitámos o Planalto Norte e das conversas tidas com os criadores de gado consideramos que apesar do esforço feito por parte do Governo, no que concerne à disponibilização dos vale-cheque, de 300 escudos, para a compra de ração, o executivo tem que reanalisar o processo e procurar outros mecanismos para que os criadores possam ter condições para salvarem o seu gado”, entende.

O Governo está a atribuir vales-cheque, no valor de 300 escudos, aos criadores de gado no âmbito do plano de mitigação da seca e do mau ano agrícola. António Monteiro explica que, em Santo Antão, muitos continuam sem poder beneficiar do plano porque não conseguem completar o valor total para comprar a ração animal.

“Isso porque, é de conhecimento de todos, o desemprego é uma das grandes fragilidades da ilha de Santo Antão, assim como em outras ilhas. Mas, nesse caso concreto, é uma fragilidade enorme”, justifica.

Os deputados da UCID também estiveram na barragem de Canto de Cagarra, em Garça, interior do Concelho da Ribeira Grande. António Monteiro fala em desolação total.

“É uma desolação total ver a situação em que a barragem está. Gostaríamos de lançar um apelo ao Governo, para criar as condições para que essa infra-estrutura. que é importante para a ilha de Santo Antão. possa ter as condições para armazenamento de água e também as condições para que a água armazenada possa ser utilizada e não fique ali depositada durante vários meses, para depois sumir no subsolo”, apela.

António Monteiro refere-se à criação de instalação eléctrica, para que o sistema de bombagem possa funcionar.

Os parlamentares da UCID também estiveram em Agriões e Guada, Ribeira Grande. Além do desemprego, o partido alerta para a questão da falta de iluminação pública e degradação dos caminhos vicinais.   

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,12 fev 2018 16:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.