À saída do encontro com Austelino Correia, o presidente da CPI, Manuel Inocêncio Sousa, revelou que as conclusões presentes no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito não foram consensuais e que os deputados do PAICV votaram contra o texto conclusório do documento.
"O relatório, no seu corpo, é praticamente consensual e resulta da contribuição de todos os membros da comissão. Mas não conseguimos consensualizar as conclusões. Relativamente às conclusões, foi preciso um voto para as termos e as conclusões que estão no relatório são as votadas pela maioria dos membros da CPI que são do MpD", esclareceu Inocêncio Sousa que explicou igualmente que "o relatório traz também a declaração de voto dos deputados do PAICV na sequência da aprovação dessas conclusões e em que os deputados do PAICV apresentam a sua versão".
Quanto ao conteúdo do relatório, Inocêncio Sousa revelou que é "difícil, enquanto presidente da comissão, estar a dizer o que sai da CPI. O que posso dizer é que cumprimos a missão que o parlamento nos atribuiu de ir a fundo de todo o processo do Novo Banco. Desde a sua criação até ao processo que resultou na sua resolução".
"Tivemos a oportunidade de estudar toda a documentação relativamente ao banco de ouvir penso que todas as personalidades relevantes, ou seja todas as personalidades que podiam contribuir para clarificar esse processo, e chegamos ao fim com o relatório", concluiu.