"As novas instalações traduzem uma nova forma de prestação de serviços ao utente. Estamos a reunir condições para que haja uma verdadeira reforma, uma reforma fundada e baseada nas inovações tecnológicas, essencialmente para garantir a padronização dos serviços, para garantir mais segurança documental", apontou Janine Lélis no final da cerimónia de inauguração das novas instalações do Arquivo Nacional de Identificação Civil e Criminal.
Segundo a ministra, o objectivo que se espera atingir é que com a "introdução do Cartão Nacional de Identificação, que vai ser lançado na próxima semana, e com os projectos em curso, é que os Registos e Notariado consigam cumprir cada vez mais e melhor com aquilo que são as suas atribuições e acima de tudo que a prestação do serviço pelos Registos e Notariado seja sentida e apreciada pelo utente".
Para Janine Lélis, a partir de agora vai ser possível "trabalhar no sentido de uma reforma geral" perspectivando a reforma do registo comercial e do registo automóvel. "São dois projectos importantes que já estão em produção, que vamos lançar e que na Praia já está a funcionar desde o dia 6 de Agosto no caso do registo automóvel e de dia 18 no caso do registo comercial. A novidade aqui é que com a informatização dos serviços e com o sistema de informação tudo vai ser mais rápido. Vai ser possível constituir uma empresa em apenas três dias, algo que até agora só era possível na Casa do Cidadão, e passa a ser possível fazê-lo a nível de todas as conservatórias".