“É só uma questão de deixar aquele doente [Cabo Verde Airlines] sair do coma, recuperar bem para ganhar força, como está a acontecer actualmente, é preciso tempo e convicção”, disse Ulisses Correia e Silva no acto de inauguração das obras de asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas.
“Hoje [a Cabo Verde Airlines] está a voar, a operacionalizar um conceito de ‘hub’, já com três aviões boeing, com previsão de cinco até o final do ano, e não tenho dúvidas de que São Vicente vai ter as suas ligações directas com Portugal”, declarou.
Sobre a obra de reabilitação e asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas, dirigindo-se àqueles que tinham “desconfiança, descrença ou menos certeza”, afirmou que estes “podem ver que não foi só conversa”, pois está cumprida o que definiu como uma “obra importante”, não só pelo volume do investimento, mas por aquilo que deixa de valor, já que, a Baía das Gatas é uma “referência de São Vicente” e o Governo quer fazer do local uma nova centralidade da ilha.
O líder do governo aproveitou a plateia e o palco, montado na rotunda de Ribeira Bote, para enumerar as diversas obras em curso ou previstas para São Vicente.
Entre elas um “investimento forte” na requalificação de bairros em parceria com a câmara municipal, requalificação do centro histórico do Mindelo, modernização do Centro Nacional de Artes e Design, terminal de cruzeiros, que “vai arrancar em princípios do próximo ano”, Campus do Mar, e Zona Económica Especial de Economia Marítima.
Por fim, Ulisses Correia e Silva deixou o que chamou de “mensagem de confiança”.
"As tentativas de dividir o país, de apenas reclamar nunca deram resultados” e que “o importante é confiar, acreditar e fazer parte do processo”.
“Queremos que os sanvicentinos apropriem-se do processo de desenvolvimento da ilha”, lançou.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, por seu lado, referiu que a asfaltagem da estrada trata-se de uma obra “há muito aguardada” e que “só aconteceu” porque “este Governo ouve São Vicente, quer ajudar a ilha e Cabo Verde”.
A reabilitação e asfaltagem dos 12 quilómetros da estrada Mindelo-Baía das Gatas foi executada em 10 meses, num investimento de 350 mil contos.
Logo após a inauguração, o primeiro-ministro procedeu ao lançamento da obra de requalificação da orla marítima da Baía das Gatas, avaliada em 150 mil contos.