"Pequenos Estados Insulares precisam de boas parcerias para implementar ODS com sucesso" - PM

O Primeiro-ministro defende que os pequenos estados insulares, entre eles Cabo Verde, precisam de boas parcerias para implementar com “sucesso” a Agenda 2030 e transitar para país de renda alta.

Durante a sua intervenção, esta quarta-feira, na Cimeira ODS 2019, na ONU, em Nova Iorque, Ulisses Correia e Silva garantiu que a meta de Cabo Verde “é transitar para país de renda alta”.

“Não é nossa ambição ficar na condição de país de renda média. A responsabilidade primeira é nossa, mas a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável pode desempenhar um papel muito importante no acesso ao financiamento externo, capacitação e tecnologia, essenciais para complementar o esforço nacional e para cumprir a Agenda de 2030”, sublinhou o Chefe de Governo.

O líder do executivo reiterou a aposta no crescimento económico robusto e inclusivo como “condição” para a criação de oportunidades de emprego e de rendimento.

“Apostamos na territorialização dos ODS e no alcance das suas metas para não deixar ninguém e nenhuma das ilhas para trás”, assegurou.

Ulisses Correia e Silva apontou, ainda, para a necessidade de se traduzir as ambições em acções concretas, através de parcerias significativas e transformadoras.

“Quando, em 2015, a Comunidade Internacional se comprometeu a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, reconheceu a importância e a necessidade de acções ambiciosas para erradicar a pobreza e criar resiliência à degradação ambiental, mudanças climáticas e outros choques externos”, disse.

O primeiro-ministro classificou de “insuficiente” o progresso, a nível geral, na implementação da Agenda e na consecução dos ODS.

“Enquanto comunidade das nações, não estamos no caminho certo para cumprir a promessa da Agenda 2030”, sublinhou.

O chefe do executivo discursa esta sexta-feira na 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Ulisses Correia e Silva vai levar uma mensagem sobre os desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,26 set 2019 14:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 jun 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.