De acordo com uma nota de imprensa da Presidência da República, Jorge Carlos Fonseca vai ao Tóquio esta terça-feira a convite das autoridades nipónicas, para participar na cerimónia de entronização do novo imperador do Japão, o imperador Naruhito, devendo o Presidente da República, durante a sua curta estada nesse país asiático, manter encontros com o novo imperador e com alguns homólogos presentes na cerimónia.
Jorge Carlos Fonseca estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e pela embaixadora de Cabo Verde em Tóquio, Tânia Romualdo.
De Tóquio, o Presidente da República partirá na quarta-feira, 23, para Sochi, na Rússia, para participar na I Cimeira Rússia-África.
Durante a Cimeira Rússia-África, Fonseca proferirá um discurso no dia 24, a partir das 11:00 locais, estando agendados encontros bilaterais com os chefes de Estado da Federação Russa, Vladimir Putin, do Egipto e presidente em exercício da UA, Abdel Fatah Al-Sisi, e com o presidente do Níger e presidente em exercício da CEDEAO. Mahamadou Issoufou.
Da agenda constam também encontros bilaterais com os presidentes das repúblicas de Angola, João Lourenço, e do Senegal, Macky Sall.