Presidente da República veta regime de execução da política criminal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,18 abr 2019 7:52

​O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vetou a lei que procede à primeira alteração à lei nº 30/VII/2008, de 21 de Julho, que aprova o regime da execução da política criminal.

Jorge Carlos Fonseca escreveu no sua página, nas redes sociais, que recebeu do Tribunal Constitucional um parecer, aprovado pela unanimidade, que se pronunciou pela inconstitucionalidade do art.º 2.º.

O Presidente refere-se à “violação da garantia de controlo judicial de ato ou omissão que viola direito, liberdade ou garantia do arguido, do direito geral à privacidade e das garantias de protecção ao domicílio, correspondência, comunicações e dados pessoais, da garantia contra a não-incriminação, e dos direitos à vida e à integridade pessoal”.

Ainda segundo o chefe de Estado, o parecer do Tribunal Constitucional confirma as dúvidas suscitadas no pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade que, em resumo, “permitia que as acções encobertas (agentes infiltrados ou agentes encobertos) pudessem ser levadas a cabo sem controlo judicial (autorização ou validação), ficando dependente de mera autorização do Ministério Público, o qual simplesmente teria o dever de comunicar a juiz tal acto”.

“Solução que, para nós, poderia colocar em causa dispositivos constitucionais, designadamente o estabelecido nos art.ºs 35.º, n.º s 6,7 e 8; 17.º, n.ºs 4 e5; 22.º, nºs 1 e 6, e 209.º, todos da Constituição da República de Cabo Verde”, acrescentou Jorge Caros Fonseca, que devolveu o diploma à Assembleia Nacional, órgão que o aprovou em Fevereiro passado.

Na mesma publicação, o Presidente da República informou ainda que aprovou o diploma que procede a alterações ao regime jurídico dos organismos de investimento colectivo e ratificou dois acordos de cooperação, um no domínio da comunicação social, e outro no domínio da cultura entre Cabo Verde e o Senegal, bem como um protocolo de cooperação no domínio da saúde, entre os mesmos países.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,18 abr 2019 7:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.