​PAICV volta a alertar para problemas decorrentes do crescimento turístico no Sal e Boa Vista

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,15 nov 2019 14:14

Sal e Boa Vista são as ilhas que mais se desenvolveram e acumularam problemas em virtude do crescimento do turismo. Entre as dificuldades destacam-se o acesso a bens básicos, como habitação, saúde, água e energia, disse hoje o PAICV.

Posição reafirmada pelo PAICV, através da deputada Ana Paula Santos, numa intervenção feita hoje, no último dia da primeira sessão parlamentar de Novembro.

“O Sal e a Boa Vista são as ilhas que mais cresceram em virtude do crescimento da indústria turística em Cabo Verde, mas também são as ilhas que mais acumularam problemas decorrentes desse rápido crescimento. Desde logo, no que diz respeito à habitação, à saturação da capacidade instalada nessas ilhas nos domínios da água, da energia, das infra-estruturas de saúde, educação, mas também nos serviços em geral. Aos preços que tendem a aumentar para níveis acima do rendimento e do poder de compra dos nacionais, sobretudo no que diz respeito aos preços do solo urbano e da habitação”, refere.

A vulnerabilidade das crianças a situações de violência nas duas ilhas mais turísticas, por causa do tempo que ficam longe dos pais, é outra preocupação apontada. Segundo Ana Paula Santos, a ilha do Sal, em particular, como a terceira em termos demográficos, gera maior pressão sobre os serviços, com uma mobilidade que foge ao controlo das autoridades, aparecimento de novos fenómenos e intensificação e complexificação de outros.

“Esta é uma questão que vem preocupando a população e os próprios responsáveis dos sectores de justiça e segurança na ilha, que afirmam que se é verdade que muitos destes fenómenos estão ligados ao turismo nas suas diferentes valências, como o tráfico de pessoas e a prostituição, o abuso e exploração sexual de menores, não é menos verdade que a complexificação de outros está directamente ligada à instalação do hub no sal, com o tráfico de drogas e lavagem de capitais e o tráfico de pessoas, tendo como destino o Sal”, diz.

Em resposta, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos Monteiro, explica que a resposta está a ser dada no quadro da implementação do pacote de medidas de segurança previstas e que estão em implementação.

“A resposta está a ser dada desde o início, com a implementação de medidas para o sector da segurança por parte do Governo e serão reforçadas com esta segunda fase do projecto Cidade Segura que abrangerá não só a ilha do Sal, mas também a ilha da Boa Vista. O sistema de recolha de impressões digitais que permitirá maior assertividade na investigação dos crimes também está a ser implementado neste momento na ilha do Sal”, realça.

Particularmente em relação à Boa Vista, o governante refere que a requalificação de espaços urbanos, com a eliminação das zonas de barracas, é uma das medidas que melhora a segurança.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,15 nov 2019 14:14

Editado porSara Almeida  em  4 ago 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.