UCID pede garantias sobre condições de navegabilidade do Chiquinho BL

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,28 fev 2020 16:05

A UCID quer saber se o navio Chiquinho BL reúne todas as garantias de segurança para navegar nos mares de Cabo Verde. António Monteiro justifica a posição do partido com o facto de, na sua opinião, não estar claro se o navio foi construído para navegar em mar aberto, como é o caso de Cabo Verde, ou noutras condições.

Segundo o presidente da UCD, que falava hoje em conferência de imprensa, em São Vicente, cabe ao Governo e ao IMP esclarecer esta questão.

“A diferença é enorme, porque se for construído para mar aberto, tudo bem, não teremos nenhum problema em dizer que o navio tem condições técnicas e a reserva de flutuabilidade suficiente para aguentar quando a água entra para dentro do navio, mas se for construído, e tudo leva a crer que sim, para mar interior, um navio para rios, põe-se em cheque a vida das pessoas e a preservação dos bens”, alerta

António Monteiro alerta para a necessidade de se refazer os cálculos de estabilidade, supervisionados pela empresa construtora, de modo a acautelar todas as questões de segurança.

“Ainda hoje está-se a colocar as balsas a bordo no navio, está-se a cortar, a montar novas estruturas para se posicionar as balsas, quer dizer que o navio realmente não veio devidamente dimensionado para aquilo que se pretende (...) Há aqui razões de sobra para estarmos impacientes”, afirma

A UCID sublinha que questões que podem colocar vidas em risco não podem ser tratadas de ânimo leve.

António Monteiro alerta, ainda, que “o partido não vai permitir que se faça pressão aos inspectores para que autorizem o funcionamento do navio, sem que estejam apuradas todas as questões de segurança”.

O Ministério da Economia Marítima agendou para esta tarde uma conferência de imprensa para esclarecimentos sobre a questão de segurança de navegabilidade do navio.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,28 fev 2020 16:05

Editado porSara Almeida  em  24 nov 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.