MpD apresenta listas dos candidatos para as legislativas de 18 de Abril

PorSheilla Ribeiro,25 fev 2021 13:20

O MpD apresentou hoje, as listas dos candidatos a deputados no país e na diáspora, para as legislativas de 18 de Abril. Há círculos eleitorais com 100% de renovação, listas constituídas com 60% de mulheres e listas em que 100% dos candidatos têm 40 anos de idade ou menos.

Em conferência de imprensa, a secretária-geral do partido, Filomena Delgado, avançou que houve uma “boa renovação” nas listas. Como exemplo, citou que há concelhos onde há 100% de renovação, caso do círculo eleitoral da Brava e Boa Vista, Santiago Norte onde ocorreu 21 saídas e Santiago Sul com 25 saídas.

Segundo Filomena Delgado, as listas cumprem a percentagem da lei de paridade. São Nicolau, Brava e África têm 60% de mulheres na lista; Santo Antão, Fogo e Sal 50% de mulheres cada; Boa Vista, Maio, Europa e América 40%; Santiago Sul 42% e Santiago Norte 43%.

Dados que segundo a secretária-geral do MpD serão trabalhados e posteriormente apresentados ao pormenor.

“Quanto à lei da paridade, as listas seguem o afixado no artigo 4º, a questão da percentagem de 40% e, para além disso, a ordenação. A ordenação diz que não pode haver mais de duas pessoas do mesmo sexo seguidas a partir da terceira posição. Respeitou-se esse critério, a representatividade, nos círculos eleitorais com mais de um concelho, caso de Santiago Norte, Santiago Sul, círculo eleitoral do Fogo, de Santo Antão teve-se em conta a inclusão de jovens”, disse.

Por exemplo, no círculo eleitoral de São Nicolau 100% dos candidatos têm 40 anos de idade ou menos.

“Mas, ainda não estamos a trabalhar o critério idade em todas as listas porque ainda não temos esses dados. Há inclusão de independentes, temos independentes nas listas. A diversidade de competentes, nós no parlamento temos pessoas de diferentes áreas de formação para que o parlamento esteja à altura de discutir diferentes diplomas face o acompanhamento, a fiscalização, apresentação de propostas de lei”, considerou.

Filomena Delgado anunciou ainda que Rui Figueiredo é o Director Nacional da Campanha do MpD.

 LISTAS DOS CANDIDATOS A DEPUTADOS DO MpD:

Lista Legislativas 2021 by Morabeza on Scribd

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,25 fev 2021 13:20

Editado porSara Almeida  em  24 nov 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.