Depois de dois dias de campanha na ilha de São Vicente, António Monteiro “aterra” no Aeroporto Aristides Pereira e segue em direcção à zona norte da Boa Vista para pedir o “voto de equilíbrio” aos eleitores de João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarrafes.
Depois, o líder da UCID regressa a Sal Rei para falar com a população, especialmente os moradores do bairro da Boa Esperança sobre as propostas sociais, de habitação, emprego, urbanismo e economia, que sustentam a sua plataforma eleitoral.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.