Governo quer alocar 2% do PIB de 2030, para o investimento na investigação, na ciência e na inovação

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,23 mar 2022 12:02

Francisco Tavares, Olavo Correia, Eurídice Monteiro
Francisco Tavares, Olavo Correia, Eurídice Monteiro Rádio Morabeza

O governo quer atingir o nível de 2% do PIB em 2030 no montante destinado à investigação, ciência e inovação. Revelação feita pelo vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, no discurso de abertura do workshop sobre Ciência para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde.

Olavo Correia espera que o Fórum seja um espaço de construção do caminho para que a ciência se torne um acelerador de desenvolvimento.

"Assumimos perante o fórum político de alto nível das Nações Unidas, mas também perante o nosso país, que apostar no investimento na investigação e desenvolvimento é fundamental e crítico, e queremos atingir cerca de 2% do PIB em 2030 como sendo  a alocação orçamental para o investimento na investigação, na ciência e na inovação. Espero que este workshop seja um espaço de debate, um espaço de construção de compromissos com ciência, mas sobretudo de construção de um caminho para que a ciência possa ter o papel que deve ter em Cabo Verde, e ser um acelerador na dinâmica de desenvolvimento do nosso país", avançou.

Por sua vez, a secretária de Estado do Ensino Superior quer que a prática da ciência seja uma realidade em Cabo Verde.

Eurídice Monteiro considera que não é possível incentivar as instituições de ensino superior e os institutos públicos de investigação científica a fazerem pesquisa, sem que tenham um sinal político e recursos nesse sentido.

"A ciência exige investimentos avultados, nós precisamos de dar um sinal, precisamos criar infra-estruturas científicas adequadas, temos no país neste momento em fase de conclusão algumas infra-estruturas tecnológicas, precisamos criar infra-estruturas científicas dotadas de recursos para que se possa fazer investigação. Somos um pequeno país insular, um país que tem características próprias, que pode fazer investigação científica dentro das áreas específicas que dependem para o seu desenvolvimento", explicou.

O workshop sobre Ciência para o Desenvolvimento Sustentável é organizado pelo Ministério da Educação, no âmbito do Plano Nacional da Ciência. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,23 mar 2022 12:02

Editado porA Redacção  em  6 dez 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.