​UCID denuncia défice de recursos na PJ no Mindelo

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,9 jan 2023 12:06

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) denuncia a falta de recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos no Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ), em São Vicente. Constrangimentos que, segundo o partido, impedem que sejam atingidos os resultados esperados no combate à criminalidade.

Numa declaração feita hoje à imprensa, em jeito de balanço de uma visita que realizou entre 2 e 8 deste mês a bairros e instituições da ilha, o líder do partido, João Santos Luís, fala da inexistência de um fundo de maneio para funcionamento da PJ.

“O que pode traduzir em atrasos nos trabalhos e processos de pequenas aquisições. Condiciona particularmente a investigação criminal a qual impõe disponibilidade de determinados recursos, agravada pela burocracia reinante ainda na nossa Administração Pública, contrariando claramente com a celeridade que é exigida na investigação criminal em todos os níveis”, diz.

“Exiguidade de inspectores para dar cobertura aos trabalhos de prevenção e reacção ao combate a criminalidade realizado nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau em condições apropriadas e de segurança”, aponta.

A ministra da Justiça, Joana Rosa, anunciou a contratação de mais 25 inspectores da Polícia Judiciária em 2023. O presidente da UCID considera que o número é reduzido, tendo em conta as necessidades do país.

João Santos Luís aponta outros desafios e preocupações internos que, na sua perspectiva, devem ser equacionados ainda este ano.

“Combate ao tráfico interno; disponibilidade para acções de prevenção, modernização administrativa; construção da sede, desconcentração de verbas, bem como a preocupação relativamente às festas de Romarias que precisa alguma regulamentação, devido ao envolvimento de bombeiros municipais e autoridades policiais quando são chamados no decorrer das festividades para qualquer eventualidade”, enumera.

Do lado da Polícia Nacional, o líder partidário lamenta aquilo que chama de indisponibilidade da instituição em receber os deputados da UCID.

Durante a visita, os parlamentares estiveram na Associação Amigos da Natureza, na Alfândega do Mindelo e na Câmara de Comércio de Barlavento.

Na agremiação empresarial, João Santos Luís diz ter recebido a informação de que os operadores ficaram praticamente descapitalizados e agora com a retoma do turismo, estão a passar por várias dificuldades para poderem pagar os impostos e manter a actividade.

“Com IVA na restauração a taxa de elevadíssima de 15% muitos deles não estão a aguentar e corre-se o risco de redução de empregos, para poder pagar o IVA, pelo que seria desejável que nesta altura de retoma e sufoco o governo pudesse mitigar um pouco a situação fazendo baixar um pouco a taxa do IVA na restauração, durante algum tempo, permitindo uma retoma natural sem riscos de eventuais despedimentos”, sugere.

São questões que a UCID pretende levar à próxima sessão parlamentar, que acontece nos dias 11 e 12 deste mês, na Assembleia Nacional. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,9 jan 2023 12:06

Editado porFretson Rocha  em  1 out 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.