MpD está a avaliar dados do Afrobarómetro

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,19 jan 2023 14:52

Secretário-geral do MPD, Luis Carlos Silva
Secretário-geral do MPD, Luis Carlos Silva Rádio Morabeza

O MpD está a avaliar os dados do Afrobarómetro, divulgado quarta-feira, sobre a qualidade da democracia, condições económicas, corrupção e confiança nas instituições em Cabo Verde.

O secretário-geral do MpD, Luís Carlos Silva, comenta que a questão da corrupção é uma das variáveis mais relevantes na pesquisa.

"Existe, efectivamente, segundo esse estudo, uma percepção de que o país tem níveis de corrupção relevantes, mas também é o próprio estudo que nos diz que não existem factos. As pessoas têm esta percepção, mas quando questionadas se conviveram, ou se tiveram experiências, ou momentos de corrupção, ou se subornaram alguém, não têm essas experiências", observa.

No que diz respeito à qualidade da democracia, Luís Carlos Silva lembra que Cabo Verde é um estado de Direito, que tem merecido a valorização do resto do mundo.

“Acreditamos na democracia cabo-verdiana. Proteger a democracia cabo-verdiana é um papel de todos (...) Continuamos a acreditar que somos um exemplo da democracia, particularmente pelo facto de o mundo nos olhar assim", frisa.

Segundo o estudo apresentado ontem, na Praia, a Polícia Nacional é a instituição mais corrupta do país. Um em cada quatro cidadãos tem essa percepção.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,19 jan 2023 14:52

Editado porSara Almeida  em  11 out 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.