MpD acredita em turismo de natureza como aliado contra pobreza em Cabo Verde

PorSheilla Ribeiro,6 out 2023 11:59

A deputada do MpD, Maria Mota, asseverou o compromisso do Governo em impulsionar o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde e considerou que o turismo de natureza representa um segmento promissor, capaz de contribuir na luta contra a pobreza no país. Isto porque este tipo de turismo atrai visitantes com maior poder de compra, que preferem acomodações geridas por cabo-verdianos e valorizam produtos locais, como música e gastronomia, criando assim oportunidades económicas para a comunidade local.

Para o MpD , a primeira Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza que aconteceu em Lagoa do Planalto Leste, na ilha de Santo Antão, e teve como tema central "Turismo e Investimentos Verdes", permitiu dar visibilidade a Cabo Verde, enquanto destino de turismo de natureza. 

"Rejubilámo-nos por esta excelente iniciativa do Governo, que teve lugar em Santo Antão e que permitiu dar visibilidade a Cabo Verde, enquanto destino de turismo de natureza que é importante instrumento de fixação das populações nos meios rurais e combate às assimetrias regionais", afirmou a deputada Maria Mota, durante a declaração política.

Conforme referiu, o evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, incluindo representantes de embaixadas da União Europeia, Reino de Espanha, Portugal e França, bem como do Encarregado de Negócios da Cooperação Luxemburguesa.

Também estiveram presentes representantes de destinos turísticos semelhantes, como os Açores, São Tomé e Príncipe e Canárias, e veículos de comunicação internacional, como um canal de TV da Holanda, a Revista National Geographic, a Revista Volta ao Mundo de Portugal, a RTC e a ACI .

Nessa linha, a deputada do MpD destacou o compromisso do Governo em investir nas infraestruturas das ilhas com potencial para o turismo de natureza e citou que entre 2017 e 2021, foram investidos 4 milhões de contos para melhorar estradas, eletrificação rural, caminhos vicinais , construção de miradouros e formação de jovens para a área de restauração e hotelaria.

O MpD realçou ainda que para o quinquênio 2022/26, o Governo criou o Programa Operacional do Turismo, destinado a reforçar o orçamento e a continuar a requalificação da oferta turística, melhorar a governança do sector e capacitar recursos humanos que, juntamente com as medidas sanitárias implementadas em 2020 e 2021, resultaram num aumento significativo no número de turistas, que se espera que se aproxime de 1 milhão em 2023.

“O Governo pretende continuar a lutar para que o país continue a desenvolver o turismo. O Turismo de Natureza surge como um segmento que pode ajudar no combate à pobreza, pois atrai um tipo de turistas com maior poder de compra, escolhe normalmente pequenos alojamentos que são detidos por cabo-verdianos e permite que produtos locais sejam vendidos com maior facilidade. Por outro lado, a nossa música, a nossa gastronomia, têm, um melhor espaço para melhor serem apreciados pelos turistas”, discursou.

De acordo com Maria Mota, a construção do Aeroporto de Santo Antão e a Extensão do Porto em Porto Novo são projectos em andamento que contribuirão para o desenvolvimento do turismo na ilha e no país como um todo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 out 2023 11:59

Editado porAndre Amaral  em  29 abr 2024 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.