São Vicente: Vereadores do PAICV aceitam cumprir mandato mas sem pelouros

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 jan 2025 15:48

Os vereadores do PAICV na Câmara Municipal de São Vicente anunciaram hoje que vão cumprir os mandatos, mas sem os pelouros atribuídos pelo presidente Augusto Neves.

A decisão foi hoje esclarecida à imprensa por António Duarte, que confirmou terem optado por esse desfecho depois do edil Augusto Neves ter mantido, na segunda sessão da câmara municipal, realizada hoje, a mesma proposta apresentada há 15 dias.

“Respeitamos em absoluto, mas não concordamos com a atribuição dos pelouros que se manteve da primeira para a segunda sessão”, asseverou a mesma fonte.

António Duarte garantiu que pretendem cumprir o mandato, mas sem pelouros e apenas como vereadores eleitos que respeitam o sufrágio e voto popular saído de 01 de Dezembro último.

“Vamos contribuir em todas as sessões com alternativas e ideias para que a ilha continue a crescer, mas sem exercer profissionalmente a tempo inteiro e nem parcialmente”, sublinhou.

A decisão tomada, segundo a mesma fonte, foi baseada no facto dos pelouros atribuídos aos vereadores do PAICV “não fazerem qualquer sentido”.

Para provar, António Duarte enumerou que à sua pessoa foram atribuídos os pelouros de Espaços Culturais e Municipais, Bibliotecas e Museus, Protocolos e Comunicação social, entre outras áreas.

Para a vereadora Luana Jardim, segundo a proposta de Augusto Neves, coube os pelouros de Educação, Estudos e Projectos, Formação Profissional e Igualdade de género.

Ao Nelson Faria seriam concedidas as pastas de actividades do Mar, Relações externas, Cooperação e Comunidades, Economia, Emprego e Sustentabilidade.

No entanto, na contra-proposta sugeriram que Nelson Faria deveria ter Finanças e Planeamento, para Luana Jardim Juventude, Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional e a António Duarte de Urbanismo e Infra-estruturas, o que não foi aceite pelo presidente Augusto Neves, que a princípio afirmou ter “total abertura” para negociar com a oposição, criticou António Duarte.

Com esta decisão, a gestão dos pelouros na autarquia devem ficar a cargo de Augusto Neves e dos vereadores eleitos pelo seu partido, o Movimento para a Democracia (MpD), até porque os vereadores eleitos pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (União) assumiram logo após as eleições que não aceitariam as pastas escolhidas pelo presidente da Câmara Municipal de São Vicente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 jan 2025 15:48

Editado porAndre Amaral  em  24 jan 2025 13:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.