Vanusa Barbosa fez estas declarações no balanço das jornadas parlamentares para o debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, tendo como tema “estratégias e políticas de educação para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, que arranca na terça-feira, 22 de Abril.
A deputada começou a sua intervenção saudando o Governo pela escolha do tema, especialmente no mês em que se comemora o Dia Nacional do Professor, a 23 de Abril.
“Saudamos o Governo por propor como tema para o debate com o primeiro-ministro as 'Estratégias e Políticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde', e aproveitamos o ensejo para, de forma entusiástica, parabenizar os nossos valiosos professores, desejando-lhes muita sabedoria e engajamento no nobre papel que desempenham”, afirmou.
Vanusa Barbosa sublinhou ainda que o debate será uma oportunidade importante para esclarecer aos cabo-verdianos sobre as medidas implementadas pelo Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, desde 2016.
“O Programa do Governo da IX Legislatura propôs edificar um sistema educativo integrado no conceito de economia do conhecimento que, dá base ao topo, orienta os jovens para um domínio pró-eficiente das línguas, das ciências integradas, das tecnologias e para a construção de um perfil cosmopolita aberto ao mundo”, disse.
A parlamentar destacou também os avanços nas diversas áreas da educação, como a reforma do ensino pré-escolar e básico, que tem mostrado resultados significativos, segundo sublinhou.
“Na Educação Pré-escolar (EPE), a taxa líquida, no ano letivo 2022/2023, era de 86,4% (88,9% no sexo feminino e 84,0% no sexo masculino). No Ensino Básico Obrigatório (EBO), nesse mesmo ano lectivo, a taxa de escolarização era de 90,4% (91,7% entre as meninas e 89,2% entre os rapazes)", afirmou Vanuza Barbosa.
Em relação ao ensino superior, a deputada enalteceu o aumento de bolsas de estudo e a melhoria das condições de apoio aos estudantes com a reestruturação do financiamento e a ampliação do número de residências estudantis.
Durante a conferência de imprensa, Vanusa Barbosa abordou ainda as políticas de acção social escolar, com ênfase no programa de cantinas escolares, que actualmente beneficia cerca de 98.000 estudantes e está a ser alargado até ao 12.º ano de escolaridade, salientando ainda os esforços do Governo em regularizar as pendencias nas carreiras dos professores.
Por fim, a deputada apontou que o orçamento para a educação em 2025 é de cerca de 12,4 mil milhões de escudos, representando cerca de 13,27% do Orçamento do Estado para 2025 e aproximadamente 4% do PIB.
“Cabo Verde está a construir um sistema educativo inclusivo, resiliente, digital e humanista. O país caminha para uma geração de cabo-verdianos preparados para os desafios ambientais, sociais, tecnológicos e económicos do século XXI”, concluiu.