Artigos sobre STEM
[ #ELASnaTech ] : Inspirando e Capacitando Futuras Gerações de Mulheres em STEM em Cabo Verde
Em Cabo Verde, um novo capítulo está sendo escrito na história das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Áreas anteriormente dominadas por homens estão passando por uma emocionante transformação, impulsionada por iniciativas locais e internacionais que visam derrubar barreiras e abrir portas para que as mulheres explorem e brilhem em carreiras STEM.
“Quando temos vontade, nada é complicado”, Sónia Semedo
A docente e investigadora Sónia Semedo está prestes a embarcar para os Estados Unidos, no âmbito do programa Fulbright Visiting Scholar, para o qual foi seleccionada. Em conversa com o Expresso das Ilhas, a investigadora fala deste prestigioso programa e de outras bolsas e prémios recebidos, que têm ajudado, inclusive, a superar alguns desafios da investigação em Cabo Verde. Sempre com as STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), pelas quais não esconde a sua paixão, como pano de fundo, a física fala ainda de alguns projectos e da sua visão sobre a promoção desses campos para inspirar e capacitar a próxima geração de cientistas: meninos e meninas, sem deixar nenhum género de lado, mas também sem “forçar” ninguém a seguir uma área com a qual não tem afinidade.
Alunas cabo-verdianas em Adis Abeba para a iniciativa Raparigas Africanas Podem Codificar
Duas estudantes do ensino secundário representam Cabo Verde na primeira edição do programa African Girls Can Code- AGCCI, que decorre na capital da Etiópia, Addis Ababa, de 20 a 31 de Agosto.
Mulheres nas STEM: Desigualdades no mundo binário
São as áreas com maior taxa de empregabilidade. São também aquelas onde se encontram empregos com salários superiores à média. Falamos das CTEM — Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (ou STEM, em inglês), áreas onde, cada vez mais, surgem as melhores oportunidades. Contudo, estas continuam a ser maioritariamente masculinas, numa (des)proporção que é gritante.
mais