Dívida pública era de 123,7% do PIB no último trimestre de 2019

PorAndre Amaral,13 mai 2020 15:01

Boletim da dívida pública foi publicado hoje. Valor da dívida era de 242 milhões de contos no final do quarto trimestre do ano passado.

Com a crise provocada pela pandemia de COVID-19 o ministro das Finanças já disse, por mais de uma vez, que o valor da dívida pública vai aumentar e que a quebra do PIB poderá rondar os 5% só este ano.

Ainda assim, diz o governo numa nota enviada à comunicação social, “registou-se uma diminuição de 1,3 pontos percentuais em relação ao stock/PIB do mesmo período do ano anterior, justificado pela performance do crescimento económico do ano”.

No entanto, assinala a mesma nota, a dívida púbica cabo-verdiana teve um “crescimento absoluto líquido foi de 13.346,5 milhões de CVE, equivalente a uma variação de 5,8% face ao valor do trimestre homólogo do ano anterior, que se justifica pela combinação dos seguintes pelos fatores: novos recursos mobilizados; variação cambial e as amortizações do ano”.

Já no que respeita ao serviço da dívida pública do Governo o documento publicado pelo governo atingiu, no 4º trimestre de 2019. “o valor de 15.643 milhões de CVE, representando um aumento de 5,6% em relação ao valor do ano anterior no mesmo período”.

Um aumento que é justificado pelo início do “período de amortização de alguns empréstimos externos, variação cambial e perfil de amortização dos títulos de tesouro. Os rácios do serviço da divida estão dentro dos parâmetros de sustentabilidade definidas FMI e Banco Mundial”, conclui o governo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,13 mai 2020 15:01

Editado porSara Almeida  em  22 fev 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.